4K, que nada: na CES 2013, Sharp apresenta protótipo com resolução 8K

Por Igor Lopes | 09.01.2013 às 12:07
photo_camera Igor Lopes/Canatech

* De Las Vegas, EUA

Enquanto você está sonhando em comprar uma TV 4K (ou mesmo uma TV HD, por que não?), as empresas de eletroeletrônicos já pensam no futuro e começam a pesquisar a tecnologia que substituirá tudo isso. A Sharp, em parceria com a rede de televisão japonesa NHK, vem estudando desde 1995 o que está chamando de tecnologia 8K. Para ter uma ideia, enquanto a TV HD tem 1920 x 1080 pixels de resolução e o 4K oferece 4096 x 2304, a telona da Sharp apresenta nada menos que 7680 x 4320 pontos. Mesmo chegando bem pertinho do aparelho, é impossível enxergar cada um dos 33 milhões de pixels que formam a imagem.

O protótipo mede 85 polegadas e não é inédito na CES — ele já foi exibido na edição do ano passado. Mas vamos combinar que um televisor com tal resolução chama atenção em qualquer lugar, certo? No vídeo utilizado para demonstração, as imagens apresentam uma qualidade que impressiona: são claras, vivas, bonitas e têm uma profundidade só experimentada em bons filmes 3D. O sistema de áudio, com 22.2 canais, também deve fazer bonito (pena que não pudemos experimentar em meio ao barulho da feira).

4K ou 8K?

Certamente, muito ainda deve ser feito para que a tecnologia 8K ganhe cada vez mais qualidade e impressione sempre mais. Só que, na prática, a diferença entre as imagens de Ultra Alta Definição e das que pudemos verificar no protótipo ainda não é tão grande assim. Será que não estamos chegando num ponto em que esse avanço se tornou imperceptível para o olho humano?

A Sharp não chegou a divulgar um valor de mercado para televisores equipados com a nova tecnologia e nem uma possível data de lançamento. Você conseguiria chutar um preço, tendo como base os 12 mil dólares que a LG está pedindo por seu novo modelo 4K lançado esta semana?

Acompanhe a CES

O Canaltech está em Las Vegas para cobrir as novidades da CES 2013, que vai de terça (8) até sexta-feira (11). A feira deverá receber 20 mil produtos, 150 mil participantes e 3 mil expositores de 150 países diferentes.

Acompanhe com a gente tudo que rola na CES 2013!