Tatsumi Kimishima

CEO da Nintendo
  • Nascimento

    21 de Abril de 1950 em Tóquio, Japão

Tatsumi Kimishima nasceu em 21 de abril de 1950 em Tóquio, Japão. Ele é um empresário japonês do ramo de jogos eletrônicos que foi o quinto presidente da Nintendo de 2015 a 2018. Kimishima já trabalhou durante 27 anos no Banco Sanwa, desempenhando muitas funções corporativas e ocupando cargos em várias localidades da América do Norte.

Em 2000, foi selecionado para ser o CFO (Chief Financial Officer) da The Pokémon Company, ficou dois anos no cargo, mas durante esse tempo ajudou a comercializar os jogos Pokémon, vender Pokémon Gold, Silver e Crystal para as Américas.

Quando Minoru Arakawa (o primeiro presidente da Nintendo na América) aposentou-se, Kimishima foi selecionado para o cargo. A Nintendo perdeu alguns parceiros ocidentais com a saída de Arakawa, porém Kimishima ajudou a manter a participação da Nintendo nas Américas. Foi promovido para o cargo de CEO em maio de 2006.

Em 2013, retornou ao Japão tornando-se o diretor administrativo da Nintendo, bem como um membro do conselho da empresa. Em setembro de 2015, após a morte de Satoru Iwata, foi selecionado para o cargo de presidente da empresa. Mais tarde, apresentou a Nintendo Switch, realizada em 12 de janeiro de 2017, sendo o primeiro evento relacionado à Nintendo patrocinado por Kimishima.

Atualmente ele permanece na empresa como consultor executivo, deixando o cargo de Presidente da Nintendo em 28 de junho de 2018.