Siga o @canaltech no instagram

Steven Spielberg

Steven Allan Spielberg, Diretor de cinema
  • Nascimento

    18 de Dezembro de 1946 em Cincinnati, Ohio, Estados Unidos

  • Fortuna

    US$ 3,6 bilhões (2019)

Steven Allan Spielberg é cineasta, produtor cinematográfico e roteirista norte-americano. Nasceu no dia 18 de dezembro de 1946, em Cincinnati, Ohio, nos Estados Unidos. Casou-se duas vezes, com Amy Irving (1985 - 1989) e Kate Capshaw (1991 - presente), tem seis filhos. Conhecido como Spielberg, é o diretor que tem mais filmes na lista de “100 Melhores Filmes de Todos os Tempos”, da American Film Institute.

Apesar de ser um diretor bem aclamado pela crítica, Spielberg teve poucos momentos no palco do Oscar, premiação mais importante do cinema, vencendo apenas três vezes, levou as estatuetas de “Melhor Diretor” e “Melhor Filme" por “A Lista de Schindler” em 1994 e “O Resgate do Soldado Ryan”, em 1999. Foi indicado diversas vezes para as duas categorias com obras como “Indiana Jones: Os Caçadores da Arca Perdida”, “E.T. - O Extraterreste”, “Cavalo de Guerra”, “Lincoln”, entre outros.

Seus primeiros passos como cineasta foram marcados por uma câmera Super-8, que utilizava na sua infância. Aos 16 anos, fez seu primeiro filme com o equipamento, entitulado “Firelight”, que foi exibido em uma sala de teatro local alugada por seu pai, Arnold Spielberg. No mesmo ano, começou sua carreira profissional com o curta “Amblin”, que chegou a ser premiado no Festival de Veneza, fazendo Spielberg a estudar na Universidade Estadual da Califórnia, em que fez cinco filmes.

Em 1971, Spielberg assinou um contrato com a Universal Pictures, em que teve a oportunidade de dirigir o longa “Encurralado”, lançado em 1972. Após uma breve passagem pela televisão, voltou às telonas com “Louca Escapada”, em 1974, que venceu o Palma de Ouro de “Melhor Roteiro” no Festival de Cannes. No ano seguinte, lançou o longa “Tubarão”, marcando seu primeiro sucesso de bilheteria e faturando mais de 100 milhões de dólares no mundo inteiro.

Após “Tubarão”, Spielberg dirigiu “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar na categoria de “Melhor Diretor” em 1978. No ano seguinte lançou “1941 - Uma Guerra Muito Louca”, sem popularidade. Quando dirigiu “Indiana Jones: Os Caçadores da Arca Perdida” em 1981, as bilheterias voltaram ao seu favor, e o filme lhe rendeu outra indicação ao Oscar, sem vencer. “Indiana Jones” teve três sequências, além de colocar Spielberg entre os maiores diretores de Hollywood.

“E.T - O Extraterreste”, de 1982, consagrou Steven Spielberg na carreira cinematográfica e revoltou os fãs ao não ser reconhecido pelo Oscar. O longa-metragem registra, até hoje, a maior arrecadação da história do cinema. Até seu primeiro prêmio da Academia, em 1994, o diretor lançou “A Cor Púrpura” (1985), “O Império do Sol” (1987), “Além da Eternidade” (1989), “Hook - A Volta do Capitão Gancho” (1991) e “Jurassic Park” (1993), lotando as salas de cinema de todo o mundo com este último.

Foi reconhecido pela Academia com “A Lista de Schindler” em 1994 e três anos depois estreou sua carreira na Dreamworks com o longa “Amistad”, sem muito entusiasmo das bilheterias uma vez que “Titanic” estava em cartaz. No ano seguinte, emplacou “O Resgate do Soldado Ryan”, sua primeira obra em parceria com o ator Tom Hanks, que também estrelou outras produções do diretor, como “O Terminal”, “Prenda-me se for Capaz”, “Ponte de Espiões” e “The Post”.

Spielberg também é dono de outros sucessos do cinema que marcaram gerações, como “Os Goonies” (1985), “De Volta para o Futuro” (1997), “MIB - Homens de Preto” (1997), “Twister” (1996), “Transformers” (2007), “Super 8” (2011), “Jogador Nº 1” (2018) entre outros.