Steve Jobs

Steven Paul Jobs, Fundador da Apple
  • Nascimento

    24 de Fevereiro de 1956 em São Francisco, Califórnia

  • Morte

    05 de Outubro de 2011 em Palo Alto, Califórnia

Steven Paul Jobs, nascido no dia 24 de março de 1955 em São Francisco, Califórnia, foi um dos fundadores da Apple junto com Steve Wozniak e Mike Markkula. Ele é reconhecido como um dos maiores visionários e da história da tecnologia pessoal.

Filho biológico de Joanne Schieble Jandali Simpson e Abdulfattah Jandali, Jobs teve 4 filhos: Lisa, sua primeira filha, com a namorada Chrisann Brennan, e Erin, Eve e Reed com Laurene Powell Jobs, com quem se casou em 2011.

Steve Jobs foi criado por pais adotivos, Paul Reinhold Jobs, mecânico, e Clara Hagopian Jobs, que o batizaram. A adoção não ocorreu de forma harmônica, já que Joanne temia pelo futuro de Steve, já que nenhum dos pais adotivos tinham completado o ensino superior e não viviam grande situação financeira. O processo só foi completado apenas quando Paul se compromete a enviar o filho para a faculdade.

Em 1972, Jobs sai de casa para morar com a namorada, Chrisann Brennan, contra a vontade dos pais. No mesmo ano, ingressou na Reed College, universidade no estado do Oregon, onde estudou formalmente por apenas seis meses. Ele ainda frequentou o campus por mais 18 meses, com permissão para assistir a aulas como observador. Entre eles, o curso de caligrafia, que o influenciou na criação da tipografia do Macintosh.

Seu primeiro emprego formal foi na Atari em 1974 e depois em 1975 após uma viagem. Junto com Steve Wozniak, desenvolveu uma versão do jogo Pong para apenas um jogador. 

Em 1976, deu o passo que o consagrou na história. Foi quando ele fundou a Apple Inc, que comercializava um computador pessoal desenvolvido por Wozniak pouco tempo antes. O primeiro lote do Apple I, com apenas 50 unidades, foi vendido para a Byte Shop por US$ 25 mil. O capital foi usado para instalar a equipe da Apple em uma garagem. Posteriormente, a equipe lançou o bem sucedido Apple II, que se provou um dos grandes sucessos da história dos computadores pessoais.

Steve Jobs foi forçado a sair da empresa pelas suas excentricidades e personalidade forte em 1985, criando a NeXT logo na sequência com dinheiro de seu próprio bolso. Seu novo negócio, apesar de não ter tido grande sucesso, foi adquirido pela sua antiga companhia em 1997, o que o permitiu voltar a ser CEO da Apple em um momento de crise.

Jobs permaneceu no cargo até 2009, quando deixou o cargo para Tim Cook, mas ainda com controle sobre decisões importantes da empresa. Morreu dois anos depois, em 5 de outubro de 2011, por um câncer pancreático raro, contra o qual lutava desde 2004.

Últimas sobre Steve Jobs