Satoru Iwata

Presidente e CEO da Nintendo
  • Nascimento

    06 de Dezembro de 1959 em Sapporo, Japão

  • Morte

    11 de Julho de 2015 em Kyoto, Japão

Satoru Iwata nasceu em 6 de dezembro de 1959 em Sapporo, Japão, e é conhecido por ter sido o 4º presidente e CEO (Chief Executive Officer) da Nintendo, assumindo o cargo de 24 de maio de 2002 até 11 de julho de 2015.

Iwata começou a se interessar pelo ramo com o Commodore PET em 1978, que trazia o mesmo processador utilizado no Nintendo Entertainment System (NES). Entrou na Tokyo Institute of Technology no mesmo ano, formando-se em ciência da computação e chamando a atenção de Tomohiko Uematsu pela proficiência e precisão superior ao desenvolver softwares.

Frequentou diversos estágios sem remuneração, como na empresa Commodore Japan, até entrar na incipiente HAL Laboratory, Inc. em 1980. Passou a se dedicar em tempo integral após a sua graduação em 1982, e a empresa se aproximou da Nintendo nos anos seguintes. Iwata desenvolveu o jogo Pokémon Gold and Silver enquanto estava na HAL, jogo que foi lançado em 1999 para o Game Boy Color.

Ingressou na Nintendo em 2000, sendo um dos responsáveis pelo aumento da margem de lucro da empresa nos dois anos seguintes. Assumiu o cargo de CEO e presidente da empresa dois anos depois, ficando no cargo até o início dos problemas de saúde que resultaram na sua morte em 11 de julho de 2015 em Kyoto, Japão. Foi sucedido por Tatsumi Kimishima, 5º presidente e CEO da Nintendo mundualmente.