Pete Lau

Liu Zuohu, Fundador e CEO da OnePlus
  • Nascimento

    05 de Maio de 1975 em Hanchuan, Hubei, China

  • Fortuna

    US$ 1 bilhão (2019)

Pete Lau, nome em inglês de Liu Zuohu, nasceu em 5 de maio de 1975 em Hanchuan, Hubei, China é um empresário e empreendedor chinês mais conhecido por ser o fundador e atual CEO (Chief Executive Officer).

Formando na Zhejiang University, iniciou sua carreira no mercado de smartphones como engenheiro de hardware na OPPO, eventualmente tornando-se diretor da divisão de Blu-Rays da empresa.

Lau assumiu o comando do departamento de marketing da empresa antes de virar vice presidente. Neste cargo foi um dos grandes responsáveis por usa o CyanogenMod (atualmente chamado de Lineage OS) no OPPO N1. Desistiu do cargo em 2013, ano em que fundou a OnePlus.

A ideia inicial da empresa era criar “um produto mais bonito com mais qualidade”, e trabalhou inicialmente apenas com vendas online para cortar custos. Afinal, a empresa iniciou com apenas 6 funcionários.

Em dezembro de 2014, a OnePlus chegou à marca de 1 milhão de aparelhos vendidos, ano em que a empresa passou a usar o Oxygen OS como sistema operacional por problemas de uso de nome. Em 2018, a fortuna de Pete Lau era avaliada em US$ 1 bilhão.

Últimas sobre Pete Lau