Mike Benton

Michael James Benton, Pesquisador e Paleontólogo
  • Nascimento

    08 de Abril de 1956 em Escócia, Reino Unido

Michael James Benton nasceu em 8 de abril de 1956 na Escócia, Reino Unido, é um paleontologista britânico e professor de paleontologia na Escola de Ciências da Terra da Universidade de Bristol. Sua pesquisa concentra-se na evolução dos répteis do Triássico.

Já cursou três faculdades, sendo que na última, Universidade de Newcastle, foi premiado com um PhD em 1981. Sua carreira sempre foi com pesquisas, investigando paleobiologia, paleontologia e macroevolução. Seus interesses de pesquisa incluem diversificação da vida, qualidade do registro fóssil, formas de filogenia, congruência idade-clame, extinções em massa, evolução do ecossistema triássico, diapsídio basalfilogenia, arcossauros basais e origem dos dinossauros.

Por causa de sua pesquisa, já colaborou com diversos documentários, como por exemplo uma produção da BBC em 2002 “The Day the Earth Nearly Died”.

Benton também é autor de diversos livros, inclusive infantis e universitários. Já escreveu “Paleontologia Básica” (1997), “A Era dos Dinossauros na Rússia e na Mongólia” (2000), “Introdução à Paleontologia e ao Registro Fóssil” (2009).

Além disso, ele foi eleito Fellow da Royal Society, em 2014 por “contribuições substanciais para a melhoria do conhecimento natural” e um membro do FRSE (Royal Society of Edinburgh”.

Últimas sobre Mike Benton