John Romero

Alfonso John Romero, Programador de games
  • Nascimento

    28 de Outubro de 1967 em Colorado, Estados Unidos

Alfonso John Romero nasceu em 28 de outubro de 1967 em Colorado, nos Estados Unidos, é um diretor americano, designer, programador e desenvolvedor na indústria de videogames. Romero ficou mais conhecido como co-fundador da id Software e designer de muitos de seus jogos, ele também levou novas técnicas de programação que popularizaram os jogos de tiro em primeira pessoa.

O primeiro jogo que Romero teve contato foi “Space Invaders” (1978), de arcade e também “Pac-Man” (1980). Outras influências para sua carreira incluem “Super Mario”, “Street Fighter”, “Fatal Fury” entre outros. Sua carreira começou programando jogos em um Apple II, seu primeiro foi “Scout Search”, que apareceu na edição de junho de 1984 da inCider Magazine, uma revista popular dos anos 80.

Em 1991 Romero trabalhou na id Software envolvido na criação de vários jogos, como “Commander Keen”, “Wolfenstein 3D”, “Doom” e “Doom II: Inferno na Terra e Quase”. Ele escreveu muitas das ferramentas usadas na empresa para criar jogos, incluindo os editores de níveis “DoomEd” e "QuakeEd”. O programador acabou saindo da empresa em 1996 depois de um embate com John Carmack em relação ao futuro do game “Quake”.

Em 2001, Romero e Tom Hall (ex-colega de trabalho da Ion Storm), fundaram a Monkeystone Games para desenvolver jogos para celulares, em três anos e meio, lançaram 15 games para dispositivos móveis. Além disso, Romero chegou a trabalhar na Midway Games em 2003, como líder do projeto “Gauntlet: Seven Sorrows” e saiu assim que o jogo foi finalizado.