Publicidade
John Hennessy

John Hennessy

Nascimento

22 de setembro de 1952 em Nova York, Estados Unidos

John LeRoy Hennessy nasceu em 22 de setembro de 1952 em Nova York, nos Estados Unidos. Ele é um cientista da computação e professor universitário norte-americano, considerado também uma das pessoas mais importantes da indústria de informática e uma figura proeminente na academia dos Estados Unidos. Hennessy foi o criador da tecnologia RISC (Computador com um conjunto reduzido de instruções) e também fundador da empresa MIPS Technologies, porém seu cargo mais importante é ser, atualmente, o presidente da Universidade Stanford.

Hennessy também já se juntou ao conselho do Google, recebendo 65 mil ações que valiam sete milhões de dólares.

Começando a carreira acadêmica em 1973, o cientista formou-se em engenharia elétrica pela Universidade Villanova, uma pequena e tradicional instituição de ensino de Radnor Township, subúrbio da Filadélfia. Começou a lecionar Engenharia Elétrica e Ciência da Computação em 1986. Em 2000, foi nomeado presidente (ou reitor) de Stanford pelo Conselho de Notáveis da Instituição, sendo a décima pessoa a ocupar este cargo.

É um pioneiro na área de arquitetura de computadores, seu trabalho de pesquisas demonstra a simbiose entre tecnologia da compilação, arquitetura de conjunto de instruções de desenho do processador. Em 1981, as pesquisas resultaram numa arquitetura conhecida como RISC, tecnologia que aumentava o desempenho dos processadores, diminuindo o custo.

Também liderou o projeto DASH de Stanford, o primeiro multiprocessador de memória compartilhada escalável com coerência de cache suportada por hardware.