
John Hennessy
Nascimento
22 de setembro de 1952 em Nova York, Estados Unidos
John LeRoy Hennessy nasceu em 22 de setembro de 1952 em Nova York, nos Estados Unidos. Ele é um cientista da computação e professor universitário norte-americano, considerado também uma das pessoas mais importantes da indústria de informática e uma figura proeminente na academia dos Estados Unidos. Hennessy foi o criador da tecnologia RISC (Computador com um conjunto reduzido de instruções) e também fundador da empresa MIPS Technologies, porém seu cargo mais importante é ser, atualmente, o presidente da Universidade Stanford.
Hennessy também já se juntou ao conselho do Google, recebendo 65 mil ações que valiam sete milhões de dólares.
Começando a carreira acadêmica em 1973, o cientista formou-se em engenharia elétrica pela Universidade Villanova, uma pequena e tradicional instituição de ensino de Radnor Township, subúrbio da Filadélfia. Começou a lecionar Engenharia Elétrica e Ciência da Computação em 1986. Em 2000, foi nomeado presidente (ou reitor) de Stanford pelo Conselho de Notáveis da Instituição, sendo a décima pessoa a ocupar este cargo.
É um pioneiro na área de arquitetura de computadores, seu trabalho de pesquisas demonstra a simbiose entre tecnologia da compilação, arquitetura de conjunto de instruções de desenho do processador. Em 1981, as pesquisas resultaram numa arquitetura conhecida como RISC, tecnologia que aumentava o desempenho dos processadores, diminuindo o custo.
Também liderou o projeto DASH de Stanford, o primeiro multiprocessador de memória compartilhada escalável com coerência de cache suportada por hardware.