Siga o @canaltech no instagram

Jim Bridenstine

James Frederick Bridenstine, Chefe da NASA
  • Nascimento

    15 de Junho de 1975 em Michigan, Estados Unidos

James Frederick Bridenstine nasceu em 15 de junho de 1975 em Michigan, nos Estados Unidos, é um político norte-americano e administrador da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) nomeado pelo Presidente Donald Trump em setembro de 2017.

Bridenstine formou-se na Rice University com especialização em Economia, Psicologia e Negócios, além de ter um MBA na Cornell University. Ele é ex-diretor executivo do Tulisa Air and Space Museum & Planetarium, além de aviador naval na Marinha norte-americana e na Reserva Naval. Em 2015, transferiu sua comissão de Reserva e juntou-se à Guarda Nacional Aérea de Oklahoma.

Em 2012, derrotou John Sullivan nas eleições primárias republicanas para a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos em Oklahoma. Nas eleições gerais, derrotou o candidato democrata John Olson e ganhou todos os cinco condados do distrito. Bridenstine manteve seu assento na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos na eleição de 2016, após a vitória de Trump sobre Hillary Clinton, foi visto como um forte candidato para a administração da NASA ou para o Secretário de Força Aérea. Ele já havia declarado que não concorreria à eleição de 2018 no na Câmara.

Em 2017, a Casa Branca anunciou que Bridenstine era a escolha do Presidente norte-americano Donald Trump para comandar a NASA. A escolha foi imediatamente criticada por políticos tanto republicanos quanto democratas, que argumentavam que a Administração Nacional deveria ser dirigida por um “profissional do espaço”, não um político ou aliado de Trump.

Em 19 de abril de 2018, por meio de uma votação do Senado dos Estados Unidos, Bridenstine foi confirmado como o primeiro membro do Congresso a liderar a NASA, sendo empossado no edifício da sede da administração em 23 de abril.