Publicidade
J. J. Abrams

J. J. Abrams

Nascimento

27 de junho de 1966 em Nova York, Estados Unidos

Jeffrey Jacob Abrams nasceu em Nova York no dia 27 de junho de 1966, é um escritor, diretor e produtor de cinema e televisão norte-americano. É famoso por criar a série “Lost” (2004) e dirigir filmes como “Missão Impossível 3” (2006), “Star Wars Episódio VII” (2015) e “Super 8” (2011), ao lado de Steven Spielberg.

J. J. Abrams começou sua carreira no cinema aos 16 anos, quando escreveu músicas para o filme “Nightbeast” (1982), ficção científica dirigida por Don Dohler. Também juntou-se à atriz Jill Mazursky para escrever um tratamento (um tipo de rascunho cinematográfico que surge antes do roteiro de um filme) que mais tarde foi comprado pela Touchstone Pictures, tornando-se a base para o filme “Milionário num Instante” (1990), estrelado por James Belushi.

Em seguida, trabalhou com Harrison Ford e Mel Gibson, nos longas “Uma Segunda Chance” (1991) e “Eternamente Jovem” (1992), respectivamente. Colaborou com o produtor Jerry Bruckheimer e o diretor Michael Bay em 1998 no filme “Armageddon” e no mesmo ano criou a série “Felicity”, com Matt Reeves.

Seu grande destaque da carreira, “Lost”, teve o episódio piloto, em 2004, escrito por J. J. Abrams. A série foi co-criada e produzida por ele, que recebeu o Emmy de “Melhor Direção em Série Dramática” em 2005, justamente com a estatueta de “Melhor Série Dramática”. Ele continuou sendo o produtor até o final da primeira temporada e escreveu mais tarde o primeiro episódio da terceira, “A Tale of Two Cities”. Em 2006, faturou o Globo de Ouro de “Melhor Série Dramática de Televisão”.

Sua estreia como diretor de cinema foi em 2006 com o filme “Missão Impossível 3”, estrelado por Tom Cruise. Em 2009, dirigiu o reinício da franquia Star Trek. Ao lado de Steven Spielberg, escreveu e dividiu a direção e produção do longa “Super 8” (2011). O diretor também indicou Abrams para dirigir “Star Wars Episódio VII”, primeiro filme da nova fase da franquia adquirida pela Disney.