J. J. Abrams

Jeffrey Jacob Abrams, Diretor de cinema e televisão
  • Nascimento

    27 de Junho de 1966 em Nova York, Estados Unidos

Jeffrey Jacob Abrams nasceu em Nova York no dia 27 de junho de 1966, é um escritor, diretor e produtor de cinema e televisão norte-americano. É famoso por criar a série “Lost” (2004) e dirigir filmes como “Missão Impossível 3” (2006), “Star Wars Episódio VII” (2015) e “Super 8” (2011), ao lado de Steven Spielberg.

J. J. Abrams começou sua carreira no cinema aos 16 anos, quando escreveu músicas para o filme “Nightbeast” (1982), ficção científica dirigida por Don Dohler. Também juntou-se à atriz Jill Mazursky para escrever um tratamento (um tipo de rascunho cinematográfico que surge antes do roteiro de um filme) que mais tarde foi comprado pela Touchstone Pictures, tornando-se a base para o filme “Milionário num Instante” (1990), estrelado por James Belushi.

Em seguida, trabalhou com Harrison Ford e Mel Gibson, nos longas “Uma Segunda Chance” (1991) e “Eternamente Jovem” (1992), respectivamente. Colaborou com o produtor Jerry Bruckheimer e o diretor Michael Bay em 1998 no filme “Armageddon” e no mesmo ano criou a série “Felicity”, com Matt Reeves.

Seu grande destaque da carreira, “Lost”, teve o episódio piloto, em 2004, escrito por J. J. Abrams. A série foi co-criada e produzida por ele, que recebeu o Emmy de “Melhor Direção em Série Dramática” em 2005, justamente com a estatueta de “Melhor Série Dramática”. Ele continuou sendo o produtor até o final da primeira temporada e escreveu mais tarde o primeiro episódio da terceira, “A Tale of Two Cities”. Em 2006, faturou o Globo de Ouro de “Melhor Série Dramática de Televisão”.

Sua estreia como diretor de cinema foi em 2006 com o filme “Missão Impossível 3”, estrelado por Tom Cruise. Em 2009, dirigiu o reinício da franquia Star Trek. Ao lado de Steven Spielberg, escreveu e dividiu a direção e produção do longa “Super 8” (2011). O diretor também indicou Abrams para dirigir “Star Wars Episódio VII”, primeiro filme da nova fase da franquia adquirida pela Disney.