Edward Snowden

Edward Joseph Snowden, Funcionário da CIA
  • Nascimento

    21 de Junho de 1983 em Elizabeth City, Carolina do Norte, Estados Unidos

Edward Joseph Snowden, nascido em 21 de junho de 1983 em Elizabeth City, Carolina do Norte (Estados Unidos), se tornou famoso por divulgar detalhes dos programas de vigilância do governo americano. Filho de Lonnie Snowden (ex guarda costeira americana) e Elizabeth Snowden (tribunal federal de Maryland), atualmente está na Rússia, em um asilo político.

Estudou computação no Anne Arundel Community College, mas não obteve créditos suficiente para conseguir um diploma. Em 2011 obteve um diploma de mestrado pela Universidade de Liverpool, estudando on-line. Trabalhou em uma base militar dos Estados Unidos no Japão, onde aprender o idioma japonês e, posteriormente, um conhecimento básico do Mandarim.

Snowden alistou-se ao exército americano em 2004 como soldado das Forças Especiais, mas não completou o treinamento por ter quebrado ambas as pernas em um acidente de treino. Tentou lutar na Guerra do Iraque para “libertar as pessoas da opressão”, mas não conseguiu, posteriormente se tornando empregado como guarda de segurança no Centro de Estudos Avançados de Língua na Universidade de Maryland.

Em um artigo publicado no site Ars Technica em 2006, Snowden escreveu que não tinha dificuldades de arranjar emprego pois, segundo palavras do próprio, ele era um “gênio da computação”. Viajou para Hong Kong em 2013, antes de revelar os documentos secretos que mostravam o programa de vigilância norte-americano, trabalhou para Booz Allen Hamilton, consultoria, tecnologia e segurança.

Ainda em Hong Kong, Snowden entregou o documentos secretos para o jornalista Glenn Greenwald e para a cineasta/jornalista Laura Poitras. Esses documentos revelaram o programa de monitoramento global de ligações telefônicas e transmissões de internet dos cidadãos americanos e de alguns outros países, que se chamava PRISM. Foi acusado de espionagem, roubo e transferência de propriedade do governo por um tribunal de Virgínia, partindo para Moscou pouco tempo depois.