Daniel Zhang

Presidente executivo do Alibaba Group
  • Nascimento

    11 de Janeiro de 1972 em Shangai, China

  • Fortuna

    US$ 38,6 bilhões (2019)

Daniel Zhang nasceu em 11 de janeiro de 1972 em Shangai, na China, é o CEO do Alibaba Group, um grupo multinacional especializado em e-commerce e tecnologia que tem como os principais sites da plataforma o Aliexpress e o Taobao.

Zhang estudou economia na Universidade de Finanças e Economia de Shangai. Na carreira, começou sua jornada na Taobao, uma subsidiária da Alibaba em 2007 como CFO (diretor executivo financeiro, em inglês), no ano seguinte foi COO (diretor de operações ou executivo chefe de operações, em inglês) da Taobao. Em 2011, foi promovido presidente da Tmall, um site de e-commerce que também pertence ao Alibaba Group.

Em 2013, Zhang foi promovido diretor de operações do Alibaba Group e eventualmente sucedeu Jonathan Lu como CEO da empresa em 2015. Em setembro de 2018, Jack Ma, presidente executivo do grupo na época, anunciou que Zhang tomaria seu lugar em setembro de 2019.

Desde 2007, Zhang trilhou rumos que defende serem os mais adequados para fazerem a empresa crescer. Foi o idealizador do “Dia dos Solteiros”, um dos eventos mais rentáveis do mundo para o Alibaba Group e que gera mais lucros que a Black Friday e a Cyber Monday juntas.