Publicidade
Bill Gates

Bill Gates

Nascimento

28 de outubro de 1955 em Seattle, Washington, Estados Unidos

William Henry Gates III, nascido em 28 de outubro de 1955 em Seattle, Washington (Estados Unidos) é conhecido por ser fundador da Microsoft e copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates. Filho de William H. Gates (advogado) e Mary Maxwell Gates (professora e diretora de bancos), casou-se com Melinda Gates e teve três filhos: Jennifer Katharine Gates, Rory John Gates e Phoebe Adele Gates.

Trabalhou até os 16 anos na Taito, além de ser pesquisador visitante na University of Massachusetts, quando criou, junto com Paul Allen, a Traf-o-Data. Ingressou na Universidade de Harvard alcançando o impressionante resultado de 1590 pontos de 1600 possíveis no SAT, sistema de admissão americano. Abandonou os cursos de matemática e direito no terceiro ano para se dedicar à Microsoft.

Enquanto estava em Harvard, desenvolveu um interpretador da linguagem BASIC para o Altair 8800, também junto com Paul Allen, que conseguiu um relativo sucesso e ajudou na fundação da Microsoft em 1975, focada em computadores pessoais (PCs). Diferentemente dos concorrentes, Gates focou no desenvolvimento do software em vez do hardware, o que garantiu o forte crescimento da empresa junto com sua capacidade agressiva de negociar.

Em 1980 a Microsoft comprou a Seattle Computer Products, que tinha o sistema 86-DOS, e inicialmente todos os membros da empresa eram responsáveis por todas as partes da empresa. Após uma parceria com a IBM no início dos anos 80, a Microsoft lançou a primeira versão do Windows em novembro de 1985, além do Microsoft Excel, seguido de outros lançamentos que se tornaram o Office atual.

A partir de 2006, Bill Gates anunciou que faria uma transição para passar a se dedicar mais à filantropia do que à Microsoft. Com uma fortuna avaliada em US$ 130 bilhões em 1995, o valor foi caindo com o tempo devido a doações multibilionárias de sua fundação de caridade, a Bill e Melinda Gates, com o valor chegando a US$ 91.9 bilhões em janeiro de 2018.