Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Scout: conheça o robozinho autônomo que pode vigiar sua casa, seus filhos e pets

Por| 12 de Janeiro de 2021 às 19h10

Link copiado!

Divulgação/Moorebot
Divulgação/Moorebot

Um brinquedo, uma ferramenta ou um item educacional? A própria Moorebot, empresa californiana especializada em criar dispositivos robóticos, deixou em aberto a resposta para essa questão a respeito do Scout, seu mais novo produto anunciado nesta segunda-feira (11). Trata-se, a grosso modo, de um robô autônomo, dotado de inteligência artificial e capaz de percorrer toda a sua casa utilizando um conjunto de quatro rodas.

O invento pode tanto operar sozinho — confiando em seus sensores e em seu sistema de reconhecimento facial e de objetos — quanto ser operado remotamente através de um aplicativo dedicado. Ele também pode ser integrado a outras plataformas de “casa inteligente”, incluindo o Google Home e smart speakers com a Amazon Alexa. Quando sua bateria está prestes a acabar, o Scout volta sozinho à sua estação de recarga.

A parte educacional da coisa toda está no fato de que qualquer pessoa pode expandir as capacidades do Scout usando a Scratch, uma linguagem de programação visual projetada para crianças. Sendo assim, o robozinho pode virar até mesmo uma plataforma para ensinar robótica aos pequenos, já que é muito fácil “ensiná-lo” a fazer novos truques; programadores experientes podem programá-lo também na linguagem C.

Continua após a publicidade

“O Moorebot Scout é um robô autônomo com inteligência artificial que lhe permite monitorar, descobrir e explorar o mundo ao seu redor. As aplicações do Scout variam de uma câmera móvel para sua casa inteligente, um companheiro para animais de estimação, uma ferramenta de vigilância e até um brinquedo de aprendizagem moderno e inspirador para crianças”, explica Jun Ye, CEO da Moorebot.

O único aspecto que preocupa é o da segurança — será que a equipe da Moorebot se lembrou de proteger o suficiente a infraestrutura do Scout para impedir que, por exemplo, um criminoso cibernético invada seu robô e espione os membros da sua casa? De qualquer forma, o gadget passará a ser vendido na loja oficial da marca entre março ou abril, pelo preço sugerido de US$ 179 (R$ 982).

Fonte: Moorebot