Publicidade

Samsung anuncia nova versão do Tizen com foco na Internet das Coisas

Por| 17 de Maio de 2017 às 11h50

Link copiado!

Samsung anuncia nova versão do Tizen com foco na Internet das Coisas
Samsung anuncia nova versão do Tizen com foco na Internet das Coisas
Tudo sobre Samsung

A Samsung anunciou nesta quarta-feira (17) uma nova versão do Tizen, seu sistema operacional voltado para dispositivos vestíveis, televisores inteligentes e aparelhos da Internet das Coisas. Produzida internamente e com arquitetura baseada em Linux, a plataforma chegará em produtos a serem lançados no segundo semestre deste ano, mas já está nas mãos de desenvolvedores e parceiros.

A plataforma foi citada por Hyogun Lee, vice-presidente executivo da Samsung, como a mais bem-sucedida solução embarcada do mundo. Com o Tizen 4.0, a companhia espera ampliar sua presença em produtos conectados, bem como ampliar o suporte a diferentes soluções e arquiteturas de forma a tornar o sistema operacional ainda mais versátil e, sendo assim, presente em um maior número de aparelhos.

Uma das grandes adições da nova versão é a parceria com a Microsoft para trazer desenvolvedores que trabalham com as arquiteturas .NET e Xamarin. Tudo, claro, funcionando com código aberto e apoiado por sistemas de otimização capazes de permitir que os mesmos aplicativos rodem sem problemas em diferentes produtos e hardwares variados.

Parcerias semelhantes também são estendidas a fabricantes de chips, como a ARTIK e a Broadlink, dois dos principais nomes do setor na China. Com a fabricação de componentes otimizados para o Tizen, a Samsung também tem a bordo grandes fabricantes de dispositivos para casa, como a sul-coreana Commax e a norte-americana Glympse, que fornece plataformas de localização e rastreamento.

Continua após a publicidade

Toda essa animação e aderência de grandes nomes acontece por causa de outra grande inovação do Tizen 4.0: o módulo real-time, que aumenta a performance de processamento de dados e lida melhor com um grande fluxo de informações simultâneas. Além de permitir a instalação desse recurso em chips de terceiros, a fabricante está lançando seu próprio componente customizado em parceria com a ARTIK. Ele será voltado para dispositivos como termostatos, lustres inteligentes e sistemas de climatização de ambientes, além de outras opções no mundo da Internet das Coisas.

Para a Samsung, a ideia é expandir o potencial da solução para além de suas próprias barreiras. Com as parcerias com fabricantes e uma arquitetura cada vez mais aberta, a empresa não somente deseja ver o Tizen como o sistema operacional líder em dispositivos domésticos, mas também fomentar a inovação e a utilidade de tais produtos de forma que eles se tornem cada vez mais parte da vida dos usuários.

O foco em IoT é tamanho que o anúncio de novos smartphones com o Tizen, voltados para o mercado asiático, quase passou despercebido. A revelação dos novos aparelhos aconteceu no final da última semana e chega para expandir a linha de dispositivos, principalmente, na Coreia do Sul, casa da Samsung e onde o sistema operacional já é reconhecido como uma boa solução mobile.

Continua após a publicidade

Entretanto, o lançamento da série Z de celulares inteligentes acaba ofuscado pelos próprios planos da empresa, que prefere adotar o Android em seus dispositivos de topo de linha e, cada vez mais, posiciona o Tizen como a solução ideal para equipamentos domésticos. Nesse ensejo, parece que os fãs de smartphones com a plataforma podem se preparar para buscarem novos ventos no futuro próximo.

Fonte: Samsung