Pesquisa: smart speakers afastam consumidores por estarem “sempre ouvindo”
Por Rafael Arbulu | 19 de Setembro de 2018 às 21h40
O medo do mau uso de dados coletados e o fato de que eles estão “sempre ouvindo” são algumas das razões pelas quais os usuários vêm se afastando da ideia de comprarem os alto-falantes inteligentes como Amazon Echo, Apple HomePod e Google Home, de acordo com pesquisa conduzida pela PC Magazine americana e auditada pela empresa de estatísticas de mercado Statista.
Um temor generalizado pelas questões de privacidade (31% dos entrevistados) é o principal fator que evita a adoção massificada destes produtos, que entram na lista de itens que compõem uma smart home, pelo jargão técnico. A pesquisa ecoa em casos relativamente recentes, como quando, em maio, um Amazon Echo gravou uma conversa privada de uma família e a enviou para um contato de sua agenda. Na ocasião, a fabricante deu uma justificativa bastante confusa, chamando o caso de “improvável cadeia de eventos” — 20% das pessoas que não têm um dispositivo destes cita justamente o medo de que informações privadas acabassem divulgadas.
O Google Home também já passou por situação similar, quando gravou e enviou à fabricante informações relacionadas às conversas de um jornalista, também nos EUA. Já o Facebook decidiu parar, ainda que temporariamente, o seu próprio desenvolvimento de um speaker falante inteligente.
Cerca de 25% das residências norte-americanas possuem um aparelho do tipo; porém, preocupações com a coleta de dados por hackers (ou o próprio governo) e o desconhecimento de qual seria a aplicação para tais dados figuram no gráfico acima. Mais além, o preço elevado desses produtos faz com que consumidores em potencial repensem a compra e reconsiderem a real praticidade de se ter um alto-falante inteligente em casa.
Você tem um smart speaker? Quais as medidas que você toma para assegurar a proteção de suas informações? Conte para nós nos comentários!
Fonte: PC Magazine