Facebook anuncia novos produtos da linha Portal, com foco em chamadas de vídeo

Facebook anuncia novos produtos da linha Portal, com foco em chamadas de vídeo

Por Vinícius Moschen | Editado por Wallace Moté | 21 de Setembro de 2021 às 17h03
Divulgação/Facebook

O Facebook aumentou hoje (21) a sua linha Portal com dois novos produtos voltados para reuniões online e outras chamadas de vídeo. As telas Portal Go e Portal Plus pretendem fazer frente a concorrentes como a Amazon Echo Show, com novos recursos de portabilidade e maior qualidade nas câmeras.

Portal Go

Portal Go tem acabamento em tecido e pode ser carregado para qualquer lugar (Imagem: Divulgação/Facebook)

O Portal Go é possivelmente o produto mais diferenciado em relação a dispositivos de outras marcas, pois ele traz uma bateria interna, e portanto não precisa ficar constantemente ligado na tomada — ele pode ser carregado por meio de uma pequena base magnética que vem junto na caixa.

O corpo da tela inteligente é pequeno e voltado para a praticidade, já que pode ser facilmente transportado para qualquer lugar e traz uma alça de carregamento. O display tem 10 polegadas e resolução de 1200 x 800 pixels, e a câmera frontal traz 12 MP, que pode ser considerado um bom sensor em comparação com outros itens similares no mercado.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para auxiliar nas reuniões por vídeo, o sistema do Portal Go é capaz de fazer o enquadramento automático de quem está em foco, com movimentações na horizontal, vertical e também com variáveis níveis de zoom. O produto traz otimizações para chamadas no Facebook, WhatsApp, Zoom, Webex, BlueJeans e GoToMeeting, com a previsão de inclusão do Microsoft Teams nos próximos meses.

Para agradar aos usuários do mundo corporativo, ele também conta com um aplicativo de calendário que é capaz de sincronizar compromissos agendados no Outlook ou Google Calendar.

Portal Plus de segunda geração

Dispositivo traz a possibilidade de criação de perfis individuais (Imagem: Divulgação/Facebook)

O Portal Plus recebeu uma atualização em relação ao primeiro modelo da linha, lançado em 2018. Agora ele traz uma tela ligeiramente menor — 14 polegadas contra 15,6 polegadas do antecessor —, que permite a visualização de até 25 pessoas em uma reunião no Zoom, por exemplo. O dispositivo mantém a mesma resolução de 2160 x 1440 pixels, assim como a câmera de 12 MP é idêntica, trazendo suporte para os mesmos aplicativos de chamadas de vídeo e gerenciamento de compromissos futuros.

Assim como a versão Go, o Portal Plus pode responder a comandos de voz a partir da ativação por meio da fala "Hey, Portal", tendo compatibilidade com Alexa para acessar serviços da assistente virtual da Amazon. Um modo de compartilhamento de perfis permite que a família toda consiga usar o mesmo dispositivo, com acesso separado para os contatos de cada membro no Messenger ou WhatsApp.

Além disso, os novos produtos dispensam que as chamadas aconteçam necessariamente entre telas Portal, e agora é possível se comunicar com qualquer aparelho que traga o mensageiro próprio do Facebook.

Assim como é comum para qualquer produto que o Facebook mostre, privacidade é um tema muito presente, especialmente por conta da série de escândalos de vazamento de dados sigilosos, divulgados ao longo da década passada. Dessa vez, a marca aponta que as telas da linha Portal trazem um sistema de senhas para acessar qualquer função do dispositivo, além da possibilidade de desabilitação das câmeras e microfones internos, também com uma tampa física para a lente frontal.

A marca também divulgou que as chamadas de vídeo podem ser criptografadas, mas essa configuração não é ativada por padrão e precisa do acionamento do usuário para contatos e grupos específicos. Também é possível desativar o histórico de interações pelo "Hey, Portal".

Preços e disponibilidade

Os produtos estarão disponíveis a partir do dia 19 de outubro em varejistas dos Estados Unidos e Canadá. O preço sugerido do Portal Go é de 199 dólares (cerca de R$ 1.051 em conversão direta), enquanto o Portal Plus sai por 350 dólares (R$ 1.848).

Como o Facebook traz um grande foco para o uso corporativo das telas inteligentes, é planejado um programa de vendas em massa para empresas, mas mais detalhes ainda não foram divulgados. Não existem informações sobre a disponibilidade dos produtos em outros mercados, mas a marca já vende outros itens com a marca Portal também na França, Itália, Espanha, Austrália e Nova Zelândia.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.