Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook está desenvolvendo assistente de voz para rivalizar com Alexa e Siri

Por| 17 de Abril de 2019 às 18h31

Link copiado!

Facebook está desenvolvendo assistente de voz para rivalizar com Alexa e Siri
Facebook está desenvolvendo assistente de voz para rivalizar com Alexa e Siri
Tudo sobre Facebook

O Facebook está trabalhando na criação de uma assistente de voz para rivalizar com as concorrentes Amazon, Apple e Google. As informações foram divulgadas pela CNBC nesta quarta-feira (17), após o relato de pessoas familiarizadas com o assunto.

De acordo com a publicação, o Facebook estuda a iniciativa desde o início de 2018. A assistente de voz está sendo um esforço compartilhado entre o time de realidade aumentada e o de realidade virtual da empresa.

Uma equipe de Redmond, em Washington, tem liderado a construção da nova assistente de inteligência artificial, segundo dois ex-funcionários do Facebook que deixaram a empresa nos últimos meses. O time ainda estaria entrado em contato com fornecedores na cadeia de suprimentos de alto-falantes inteligentes.

A assistente do Facebook enfrentaria forte concorrência. A Amazon e o Google (com a Alexa e o Google Assistente) estão muito à frente no mercado de alto-falantes inteligentes, com 67% e 30% de participação nos Estados Unidos em 2018, respectivamente, segundo o eMarketer.

Continua após a publicidade

Em 2015, o Facebook lançou um assistente de inteligência artificial para seu aplicativo Messenger chamado M. Ele deveria ajudar os usuários com sugestões inteligentes, mas o projeto dependia muito da ajuda de humanos e nunca ganhou força. No ano passado, o Facebook descontinuou o assistente.

Em novembro, a empresa começou a vender seu dispositivo de bate-papo por vídeo, que permite que os usuários façam videochamadas usando o Facebook Messenger. Basta dizer “Hey Portal” para ordenar comandos muito simples, mas o dispositivo também vem equipado com a assistente Alexa da Amazon para lidar com tarefas mais complexas.

Procurado pelo Canaltech, o Facebook confirmou a iniciativa. "Estamos trabalhando para desenvolver tecnologias de assistente de voz e Inteligência Artificial (IA) que possam funcionar em toda a nossa família de produtos de Inteligência Artificial e Realidade Aumentada (AR/VR), incluindo o Portal, Oculus e futuros produtos".

Fonte: CNBC