Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook admite que smart display Portal coleta dados para segmentar anúncios

Por| 16 de Outubro de 2018 às 21h05

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Facebook

Na semana passada, o Facebook iniciou a pré-venda de seu tão aguardado smart display chamado Portal, produto focado na transmissão de vídeos e chats também em vídeo. Contudo, como era de se esperar em se tratando da empresa de Mark Zuckerberg, o Portal coleta dados dos usuários para direcionar publicidade personalizada.

Os dispositivos não exibem anúncios em suas telinhas (ao menos por enquanto), mas o Facebook admitiu que coleta dados sobre os usuários do Portal para segmentar publicidade em seus outros produtos (como a própria rede social, por exemplo).

"A chamada de voz do Portal se baseia na infraestrutura do Messenger, portanto, quando você faz uma chamada de vídeo ali, coletamos os mesmos tipos de informações (ou seja, dados de uso como duração e frequência de chamadas) coletadas em outros usuários do Messenger", disse um porta-voz da companhia ao Recode.

Continua após a publicidade

Completando a declaração, o porta-voz também disse que o Facebook "pode usar essas informações para informar os anúncios que exibimos em nossas plataformas, e outros dados gerais de uso, como o dos aplicativos instalados, também podem ser incorporados às informações coletadas para exibir anúncios".

Isso significa que, apesar de não exibir publicidade no Portal, o produto ainda rastreia tudo o que você faz por ali para segmentar seus anúncios em outras plataformas da empresa. A notícia, apesar de não ser exatamente uma surpresa, pode frear as vendas do produto; afinal, o Facebook já vem passando por um 2018 embaraçoso (para dizer o mínimo) justamente por conta de coleta de dados e direcionamento de publicidade de maneira invasiva aos olhos de muitos usuários.

Contudo, a empresa de Zuckerberg fez questão de ressaltar os recursos de segurança do Portal, como, por exemplo, um botão que liga e desliga a câmera e o microfone para quando o usuário não estiver usando o produto, ou ainda uma capa física que pode ser colocada sobre a tela.

Fonte: Business Insider