Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dispositivos Google Home enviam áudios de usuários a contratantes

Por| 10 de Julho de 2019 às 20h10

Link copiado!

Dispositivos Google Home enviam áudios de usuários a contratantes
Dispositivos Google Home enviam áudios de usuários a contratantes
Tudo sobre Google

Parece que os alto-falantes inteligentes da Google não analisam informações sobre seus comandos apenas dentro da companhia, como também ficam disponíveis para pessoas reais. De acordo com um relatório da VRT News, emissora da Bélgica, as gravações feitas pelo Google Home são também enviadas para contratantes.

A própria VTR conta que, com a ajuda de uma denúncia, foi capaz de ouvir áudios suficientes para descobrir endereços de várias pessoas na Holanda e na Bélgica, muitos deles sem que ao menos os usuários tenham ativado o dispositivo com o comando "Hey, Google".

Segundo o denunciante, foi possível descobrir identidades de pessoas, suas idades, informações pessoais, atividades dentro do quarto, violência doméstica, entre outras coisas. Os termos de serviço do Google Home não mencionam que gravações podem ser ouvidas por outros usuários.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o relatório, a Google tenta deixar as gravações anônimas antes de enviar aos contratantes, identificando-as por número em vez de nomes de usuário. No entanto, mesmo assim a VRT foi capaz de coletar dados sensíveis.

Em defesa, a Google contou à emissora que transcreve e usa somente cerca de 0,2% de todos os clipes de áudio e que o objetivo é melhorar a sua tecnologia de reconhecimento de voz.

O caso traz à tona não só a questão da violação da privacidade dentro de casa ou no trabalho, como também preocupações éticas.

Fonte: The Next Web