Volvo vai usar Unreal Engine para ter gráficos fotorrealistas nos carros

Volvo vai usar Unreal Engine para ter gráficos fotorrealistas nos carros

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 01 de Junho de 2022 às 15h10
Divulgação/Volvo

Quem joga videogame sabe o quão bonitos são os gráficos dos títulos que usam a Unreal Engine. A Volvo também sabe disso e quer levar toda essa qualidade gráfica para dentro de seus carros. Para isso, a fabricante anunciou uma parceria com a Epic Games que levará a tecnologia de visualização fotorrealista para sua próxima geração de carros elétricos.

As marcas se uniram para levar a Unreal Engine para as telas dos carros, "fornecendo gráficos de qualidade incomparável ​​dentro da cabine". Para quem não conhece, a Unreal Engine é a ferramenta de criação 3D em tempo real mais avançada que existe, e que agora fará parte do arsenal da Volvo para desenvolver interfaces cada vez mais ricas e renderizar imagens em tempo real.

O acordo anunciado torna a marca sueca a primeira da Europa a usar o recurso para o desenvolvimento da chamada IHM (Interface Homem-Máquina).

“Para oferecer aos nossos clientes a melhor experiência de usuário possível e contribuir para uma condução segura e pessoal, precisamos de uma visualização rica, imersiva e responsiva dentro de nossos carros. Executar o Unreal Engine em nossos carros permite isso e torna ainda mais agradável passar o tempo dentro de um Volvo”, disse Henrik Green, diretor de produtos da fabricante.

Volvo Unreal Engine, trabalhado com a Epic, quer levar gráficos fotorrealistas para dentro dos carros (Imagem: Divulgação/Volvo)

A ideia da Volvo é que os clientes dos futuros carros da marca tenham, por meio da Unreal Engine, renderizações mais nítidas e animações 3D praticamente perfeitas.

O sistema utilizará a terceira geração da plataforma Snapdragon Cockpit, referência no setor, e dará um considerável upgrade aos gráficos utilizados em todo o sistema de infotenimento da Volvo. A marca afirmou que ele será duas vezes mais rápido que seu antecessor, enquanto a geração de gráficos e o processamento dentro da cabine serão até 10 vezes mais rápidos.

“Quando você traz gráficos interativos de alta resolução rodando em tempo real para o carro, você abre a porta para uma vasta gama de novas maneiras de informar e entreter todos dentro”, disse Heiko Wenczel, Diretor de Automotivo e HMI da Unreal Engine da Epic Games.

“As equipes de design e desenvolvimento de produtos profundamente talentosas da Volvo aproveitaram esta oportunidade para fazer algo novo que continuará evoluindo com novos recursos interessantes que aproveitam os recursos do Unreal Engine”, completou.

Quando a Unreal Engine chega aos carros da Volvo?

A Volvo e a Epic ainda não revelaram qual será o primeiro carro a contar com a Unreal Engine. A promessa, no entanto, é que ele estará presente em um modelo totalmente elétrico e que será revelado ainda neste ano, dando início a uma longa e duradoura parceria entre as marcas.

Ambas as companhias revelaram que estão trabalhando para que a Unreal Engine possa avançar em outras áreas de tecnologia encontradas dentro dos carros da marca. A ideia é explorar novas aplicações para esta e outras plataformas de tecnologia orientadas por software, "mantendo sempre a segurança em mente", como gosta de pontuar a Volvo.

A montadora quer desenvolver metade de todo o software dentro de seus carros internamente até meados da década, sempre de olho em conceitos novos e inovadores.

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