Publicidade

Volvo lança programa de testes públicos para carros autônomos

Por| 10 de Setembro de 2016 às 16h07

Link copiado!

Volvo lança programa de testes públicos para carros autônomos
Volvo lança programa de testes públicos para carros autônomos

Na última sexta-feira (09), a Volvo lançou o seu mais ambicioso e avançado programa público de carros autônomos. A nova tecnologia desenvolvida será embarcada no SUV Volvo XC90 e os testes iniciais acontecerão na Suécia.

Um dos grandes diferenciais do projeto Drive Me é a forma como a Volvo planeja testá-lo: a empresa vai recolher feedbacks de clientes reais, que irão utilizar o carro equipado com o sistema de condução autônoma no seu dia-a-dia. Normalmente, as fabricantes confiam exclusivamente nas pesquisas de seus engenheiros para ver os resultados de suas criações.

Inicialmente, os veículos serão dirigidos pelos clientes selecionados em áreas públicas na cidade sueca de Gotemburgo, mas a Volvo já planeja expandir o programa Drive Me para locais como Londres e China em 2017.

A Volvo já oferece um sistema de condução semiautônoma nos modelos da série 90, chamado Pilot Assist, que mantém o veículo alinhado nas faixas de rodagem a velocidades de até 130 km/h sem precisar seguir outro carro. De acordo com a montadora, os carros do programa Drive Me vão deixar os motoristas livres para usarem as mãos e os pés em zonas de condução especiais, onde serão guiados pelo que a empresa chama de “Cérebro de Condução Autônoma”.

Continua após a publicidade

Recentemente, a Volvo e a Autoliv, empresa especializada em sistemas de segurança para automóveis, firmaram um acordo para a criação de uma empresa conjunta que será responsável por desenvolver um novo software de condução autônoma tanto para os carros da montadora sueca quanto para outras fabricantes.

A ideia da Volvo é refinar sua nova tecnologia de direção autônoma antes de seu lançamento comercial, que deve acontecer em meados de 2021. Os carros dos clientes equipados com o sistema do Drive Me passarão por uma fase de testes meticulosos para assegurar que eles funcionam exatamente como deveriam antes de serem disponibilizados para o público em geral.

Fonte: Auto Express