Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volkswagen quer fazer SUV elétrico derivado da Amarok

Por| Editado por Jones Oliveira | 30 de Janeiro de 2023 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/ Volkswagen
Divulgação/ Volkswagen
Tudo sobre Volkswagen

A nova geração da Volkswagen Amarok não chegará ao Brasil, mas pode ser importante para a expansão da gama de carros elétricos da empresa em um futuro próximo. Isso porque a montadora alemã pretende não apenas fazer um SUV com base em sua picape média, mas também quer que ele seja zero emissão.

Já é de conhecimento geral que o atual projeto da Amarok é oriundo de uma parceria entre a Ford e a Volks. A plataforma da picape, aliás, é a T6, a mesma da Ford Ranger — essa, sim, confirmada para o Brasil na nova geração. Para o possível SUV elétrico, a base deve ser a MEB+ e traços já vistos no conceito ID.Ruggdzz, de 2019, podem aparecer nesse produto.

Continua após a publicidade

A meta é audaciosa. Criar um SUV de porte grande, maior do que qualquer outro da linha ID (incluindo a ID.Buzz), com enorme autonomia, capacidade off-road das melhores do mercado e visando atender o consumidor dos Estados Unidos. O país, aliás, está nos planos de expansão da Volkswagen, com cifras bilionárias despejadas na planta de Chattanooga para a fabricação do ID.4 e, possivelmente, do ID.7, que foi apresentado recentemente na E3.

Para que um projeto com participação da Ford faça realmente sentido, é natural que o mercado norte-americano esteja nos planos de lançamento desse SUV elétrico, mas tudo ainda deve estar na prancheta. Vale lembrar que, atualmente, o maior SUV feito pela Volkswagen no mundo é o VW Talagon, vendido na China. Nos Estados Unidos, esse posto pertence ao VW Atlas.

Picapes que também viraram SUVs

É normal empresas aproveitarem a base de uma picape, que é feita sobre chassi, para desenvolver utilitários grandes.

Continua após a publicidade

São os casos, por exemplo, da Toyota, com a SW4, e da Chevrolet, com a Trailblazer, ambas vendidas aqui no Brasil.