Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volkswagen lança Moia, nova companhia focada em veículos autônomos e de passeio

Por| 05 de Dezembro de 2016 às 20h09

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Volkswagen

A Volkswagen acaba de entrar no ramo dos carros autônomos. A montadora alemã lançou hoje no mercado uma companhia com foco em "novas soluções em mobilidade", como veículos de passeio e de auto-condução, e está confiante de que vai abocanhar uma fatia significante do mercado até 2025.

A empresa se chama Moia e terá sua sede em Berlim, onde certamente vai testar seus novos produtos e serviços, antes de iniciar a expansão para outros locais. Concorrentes como Ford e GM também começaram a lançar serviços semelhantes lá fora, fazendo parcerias com plataformas como o Uber e o Lyft a fim de incrementar os negócios.

Dentre os projetos da Moia estão carros elétricos que podem ser chamados via app, o que seria combinado a um serviço de transporte público com os mesmos aspectos do UberPool. Aliás, usar o smartphone para chamar um carro consiste no principal foco da Volkswagen neste momento com a Moia, já que investiu US$ 300 milhões no Gett, um serviço à la Uber sediado em Londres.

Com parte de seu compromisso renovado com a mobilidade, a empresa diz que agora vai "explorar" a tecnologia de carros autônomos, mas não deu muitos detalhes sobre seus planos. Não se sabe ainda quais veículos serão testados, nem quais mercados serão abrangidos.

Continua após a publicidade

Ole Harms, que foi diretor executivo e gerente de novos negócios e mobilidade na Volkswagen, vai assumir a chefia da Moia a partir de primeiro de janeiro de 2017. O primeiro projeto piloto vai começar mais tarde, no mesmo ano.

Tacada pós escândalo

A decisão da Volks vem em um momento de "tudo ou nada" para a empresa, principalmente após o escândalo envolvendo adulteração em resultados de testes de emissão de óxido de nitrogênio, um dos principais poluentes resultantes do óleo diesel.

Em 2015, a empresa foi acusada e processada pelo governo dos Estados Unidos de burlar os dados de emissões de gases poluentes apenas para se enquadrar nas regulamentações do país. Dentre os veículos apontados estavam o Jetta, o New Beetle, o Golf, o Passat e o Audi A3 (pertencente à marca). Dadas as inúmeras provas contra a adulteração, a companhia não teve outra saída senão pedir desculpas a todos os seus clientes.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge