Publicidade

Volkswagen firma parceria com a Microsoft para serviço em nuvem automotivo

Por| 28 de Setembro de 2018 às 19h30

Link copiado!

Volkswagen firma parceria com a Microsoft para serviço em nuvem automotivo
Volkswagen firma parceria com a Microsoft para serviço em nuvem automotivo
Tudo sobre Volkswagen

A Volkswagen fechou recentemente uma parceria com a Microsoft para o desenvolvimento de carros multiconectados. A plataforma batizada de “Automated Cloud” deve fazer uso do serviço em nuvem da Microsoft, o Azure, para integrar múltiplos veículos da marca — incluindo funcionalidades para quando você nem mesmo estiver dentro do veiculo.

A Automated Cloud deve funcionar em conjunto com o novo sistema operacional proprietário da Microsoft — investimento de US$ 4 bilhões que deve se materializar juntamente com o modelo “I.D”, cujo lançamento é previsto para algum momento de 2020.

A ideia é que, por exemplo, você possa seguir ouvindo uma mesma música, continuamente, ao sair de casa e entrar no carro; ou ainda participar de uma reunião do trabalho enquanto se desloca até o escritório. Há também planos para integração com a “We”, plataforma da montadora que congrega serviços como compartilhamento de veículos elétricos e entrega de compras diretamente no carro.

Mesmo com uma base funcional formada pela Azure e em tecnologias de internet das coisas como a Edge e a PowerBI, a “nuvem automotiva” da Volks também deve trazer aplicações bem conhecidas do público, tal como o app de comunicação Skype.

Continua após a publicidade

Novas instalações em Redmond

Por fim, as duas envolvidas deixam claro que não se trata apenas de uma colaboração temporária. De fato, a joint venture deve formar uma nova “entidade legal” fisicamente instalada próximo ao quartel general da Microsoft em Redmond (Washington, EUA). O local servirá para o desenvolvimento da tecnologia necessária à nova rede integrada e também para eventuais serviços de suporte presencial, devendo ser administrado por líderes das duas empresas.

Até o momento, nem a Volkswagen e nem a Microsoft falaram em uma data para disponibilização do novo serviço. Entretanto, parece razoável acreditar a Automated Cloud deva mesmo chegar juntamente com o pioneiro VW I.D em 2020. Resta saber como o público receberá semelhante avanço em uma era cada vez mais inclinada a serviços de compartilhamento de carona — o que tem feito reduzir sensivelmente a busca por carros próprios em vários países.

Fonte: Engadget