Volkswagen escolhe startup Mirantis para implantação de sistema de nuvem privada

Por Redação | 06.04.2016 às 17:57
photo_camera Reprodução

A Mirantis, startup com foco no software OpenStack, foi escolhida pela Volkswagen para implementar o seu programa open source nos negócios da empresa. A startup desbancou a Red Hat no acordo, segundo um anúncio divulgado hoje (6).

A Volkswagen tem planos já há algum tempo de utilizar um sistema de nuvem via OpenStack, software open source criado pela Nasa em parceria com a Rackspace e outras empresas. A decisão de utilizar um sistema privado próprio veio depois da empresa observar problemas com ofertas públicas de nuvem que não ofereciam os recursos necessários para os negócios da empresa alemã.

Desde então, a Volkwagen vem desenvolvendo um projeto massivo que envolve dezenas de centros de dados, e milhares de dados compartilhados. No fim das contas, a dúvida era só em relação a quem iria implantar o software, com a decisão ficando entre as empresas Mirantis e Red Hat.

Para decidir qual das duas seria a escolhida, a Volkswagen as testou com 63 projetos pilotos e casos de estudo que eles precisaram terminar de resolver durante o voo que levava ambas as equipe para a matriz da Volkswagen, na Alemanha.

Segundo Marquee Teegardin, vice presidente de vendas da Mirantis, o processo foi extremamente rigoroso, com ambos os competidores tendo apenas duas semanas para completar os desafios. A escolha foi feita baseada apenas em aspectos técnicos, de acordo com os requerimentos da Volkswagen para o projeto, e no fim das contas a Mirantis teve uma performance melhor. Ainda não se sabe quando a vencedora começa com o trabalho de implantação do OpenStack.

Além da Volkswagen, a Mirantis também trabalha com a operadora norte-americana AT&T, Ericsson e GAP.

Via Tech Crunch