Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Van elétrica da Ford chega a 100 km/h em 2 segundos

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Junho de 2022 às 11h35

Link copiado!

Divulgação/Ford
Divulgação/Ford

A Ford apresentou nas pistas do Festival de Goodwood, no Reino Unido, um veículo 100% elétrico capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos. E ele não é um carro criado para rivalizar com o Tesla Roadster, o BYD Han ou modelos superesportivos da Porsche ou da Ferrari. É uma van, mais precisamente a Ford Pro Electric SuperVan.

Em um vídeo postado no YouTube da montadora, Mike Norton, Supervisor da Divisão de Performance da Ford, explicou como nasceu a van elétrica mais rápida do mundo, e no que ele se baseou para fabricar um carro que surpreendeu a todos em um dos mais tradicionais eventos de velocidade do mundo.

Continua após a publicidade
“Ela nasceu baseada na Ford Transit e, a partir daí, passamos a fazer as modificações. Então, ela não é bem o que aparenta. É tudo o que a Ford Pro E-Transit é, mas elevada à décima potência. Ela demonstra toda a capacidade de engenharia e conectividade dos nossos carros elétricos”, explicou.

Van da Ford é mais rápida que um Bugatti

As configurações da Ford Pro Electric SuperVan fazem jus ao prefixo “super” que acompanha o nome da van elétrica da Ford. E isso o carro demonstrou não apenas no dinamômetro ou em testes laboratoriais. A SuperVan deu um show nas pistas do Goodwood Festival. E não poderia ser diferente.

Continua após a publicidade

Afinal, entre as especificações da van estão um motor elétrico de 1.470 kW (equivalente a 1.998 cavalos), capaz de fazer a SuperVan da Ford acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos (o tempo exato não foi divulgado). Isso é mais do que suficiente para deixar um Bugatti Chiron Pur Sport, um dos carros mais rápidos do mundo, comendo poeira, já que ele cumpre a missão em 2,3 segundos. A velocidade máxima da van elétrica da Ford também é impressionante: 320 km/h.

A bateria que alimenta esta máquina é de 50 kWh, similar ao equipamento que equipa o Tesla Model Y, o que deve dar para a van elétrica uma autonomia aproximada de 390 quilômetros por carga. Segundo a Ford, o carregamento rápido permitirá recuperar 100% da autonomia em aproximadamente 45 minutos.