Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uber pede permissão para retomar testes com carros autônomos

Por| 05 de Novembro de 2018 às 13h39

Link copiado!

Uber pede permissão para retomar testes com carros autônomos
Uber pede permissão para retomar testes com carros autônomos
Tudo sobre Uber

A Uber solicitou, na última sexta-feira (2), uma nova permissão para retomar os testes com carros autônomos nas ruas do estado americano da Pensilvânia. A solicitação foi feita com a entrega de um relatório de segurança às autoridades de trânsito, citando novas regras de atuação para evitar acidentes e garantir maior monitoramento dos veículos durante o experimento.

Entre as medidas adicionais estão a presença de dois funcionários em cada carro, sendo um ao volante e outro trabalhando no monitoramento, além de restrições quanto à carga horária de trabalhos dos envolvidos nos testes. Além disso, o documento detalha a utilização de um sistema de freio automático, que usa sensores separados dos da direção autônoma para detectar obstáculos e parar o veículo, fora acompanhamentos à distância feitos por um time de parceiros da Uber, longe das estruturas da companhia.

O texto ainda cita uma série de melhorias no sistema de direção em si, que agora seria capaz de detectar obstáculos com maior antecedência e garantir uma ação mais rápida em caso de incidentes inesperados. Além disso, os motoristas envolvidos nos testes receberão treinamento dedicado a ocorrências desse tipo, sabendo exatamente no que devem prestar atenção e como agir caso as coisas ameacem sair do controle.

O pedido vem sete meses depois de um acidente fatal na cidade de Tempe, no Arizona, onde um SUV da Uber atropelou Elaine Herzberg, de 49 anos. O caso foi a primeira morte registrada durante os testes de veículos autônomos e levou à suspensão voluntária dos experimentos em vias públicas por parte do aplicativo de transportes.

Continua após a publicidade

Em investigação posterior, a polícia alegou que o motorista responsável pelo carro estava assistindo a um programa de TV no celular e que, caso estivesse atento à via, poderia ter evitado o acidente. O inquérito motivou a perda da licença da Uber para testes em vias públicas da Pensilvânia e levou a um maior rigor quanto a pedidos dessa categoria para todas as outras companhias envolvidas com a tecnologia.

Citando seu compromisso com a transparência, a Uber se comprometeu a cumprir todas as normas estaduais e federais relacionadas aos experimentos, bem como divulgar publicamente os mesmos relatórios submetidos às administrações públicas. A empresa disse ainda estar confiante quanto ao recebimento de uma nova autorização e espera poder retornar com os testes em breve.

Fonte: Uber, The Verge