Toyota faz parceria com MIT e Stanford para pesquisas de Inteligência Artificial

Por Redação | 08 de Setembro de 2015 às 12h30
photo_camera Foto: Divulgação

A Toyota fechou parceria com duas das maiores universidades dos Estados Unidos especialistas em inteligência artificial e pesquisas robóticas para trabalhar com foco no desenvolvimento de carros autônomos. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa na última sexta-feira (4).

A montadora japonesa informou que serão investidos US$ 50 milhões ao longo dos próximos cinco anos para criar centros conjuntos de pesquisas nas duas universidades. Uma delas, Stanford, fica localizada no Vale do Silício e a outra, MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), próxima a Boston.

As duas instituições contam com programas de engenharia e ciência da computação de alto nível e grandes montadoras da indústria automotiva costumam contratar formandos de ambas. Porém, a Toyota ainda permanece atrás de suas concorrentes quando se trata do desenvolvimento de carros autônomos e sistemas de assistência ao motorista.

"Nos concentraremos inicialmente na aceleração de tecnologias de veículos inteligentes com o objetivo imediato de ajudar a eliminar acidentes e no objetivo final de melhorar a qualidade de vida", afirmou Kiyotaka Ise, da Toyota, na coletiva que aconteceu na Califórnia.

Gill Pratt, ex-gerente de programas do DARPA (Unidade de pesquisa do Departamento de Defesa dos Estados Unidos), foi um dos contratados pela montadora para dirigir os novos centros de pesquisa. A unidade já foi responsável por patrocinar outros projetos com veículos autônomos ao longo dos últimos 10 anos.

Pratt garante que a parceria também vai usar a inteligência artificial em outros aspectos, como serviços robotizados domésticos.

Fonte: The Verge, Exame

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!