Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Toyota anuncia nova plataforma para carros híbridos e elétricos

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Dezembro de 2021 às 13h30

Link copiado!

Divulgação/Toyota
Divulgação/Toyota
Tudo sobre Toyota

A Toyota tem planos bem traçados para o futuro envolvendo não apenas os carros elétricos da marca, mas também os híbridos e híbridos plug-in. Para expandir sua fatia no mercado e, paralelamente, atingir a meta de descarbonização até 2035, a montadora anunciou a E3.

Ela é a nova plataforma desenvolvida pelos engenheiros da Toyota e servirá de base exclusivamente para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in fabricados na Europa. A E3 combinará elementos da arquitetura compacta GA-C e da plataforma totalmente elétrica, e-TNGA, onde nasceu o bZ4X.

Matt Harrison, CEO da Toyota na Europa, confirmou a novidade ao Automotive News e justificou a criação da nova plataforma em uma palavra: flexibilidade.

Continua após a publicidade

“Estamos convencidos de que a jornada para a neutralidade de carbono não será apenas elétrica, será eclética, ou seja, englobará múltiplas tecnologias e combustíveis que levam ao mesmo destino”, comentou.

Qual será o 1º Toyota da plataforma E3?

Apesar de não ser uma informação oficial, os comentários sobre qual veículo irá estrear a plataforma E3 da Toyota recaem sobre o C-HR, crossover compacto que é fabricado na Turquia e está em vias de trocar de geração.

Como o comunicado sobre a plataforma não diz se ela é exclusiva para modelos compactos ou abrange também os maiores, resta a dúvida se Corolla, Prius e Lexus também passarão a utilizar a E3. A ideia é que as fábricas da Turquia e do Reino Unido, que produzem 450 mil carros por ano, usem a E3.

Continua após a publicidade

Fonte: Toyota, Autonews