Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tesla | Musk “esquece” novos carros elétricos e foca em energia sustentável

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Março de 2023 às 08h00

Link copiado!

U.S. Air Force/Trevor Cokley
U.S. Air Force/Trevor Cokley
Tudo sobre Tesla

Elon Musk, CEO da Tesla, detalhou a terceira parte de seu Plano Diretor aos investidores da empresa durante evento realizado na GIgafábrica de Austin, no Texas, nesta quarta-feira (1). O executivo surpreendeu ao revelar que o lançamento de novos carros elétricos não é a principal prioridade na estratégia futura da montadora.

Apesar de confirmar, por meio de um slide, que ao menos dois novos carros estão a caminho, sendo que um deles será um elétrico pequeno e mais acessível, o bilionário deixou claro que o Plano Diretor 3 tem outros objetivos mais importantes.

Musk quer criar o que chamou de “civilização de energia sustentável”:

Continua após a publicidade
“Eu realmente queria que o dia de hoje não fosse apenas sobre os investidores da Tesla que possuem ações, mas realmente qualquer um que seja um investidor na Terra, pois existe um caminho claro para uma energia sustentável na Terra. Não requer a destruição de habitats naturais. Não exige que sejamos austeros e paremos de usar eletricidade”, discursou.

Segundo o executivo, serão necessários US$ 10 trilhões em investimentos para criar esse futuro sustentável alimentado por energia renovável, valor que ele considerou “baixo em relação à economia global”.

De acordo com o CEO da Tesla, a infraestrutura necessária para uma civilização sustentável, incluindo energia eólica e solar, “ocupará menos de 0,2% da superfície da Terra”.

Continua após a publicidade

Mais pontos do plano da Tesla

Elon Musk acrescentou que o fato de não priorizar o lançamento de novos modelos de carros elétricos não significa que a empresa deixará seu principal filão de lado. Muito pelo contrário. O executivo planeja aumentar substancialmente a produção dos modelos existentes e entregar até 15 vezes mais carros anualmente do que a atual demanda.

As novidades no que diz respeito ao carro seguem em cima do iminente lançamento da picape Cybertruck e da nova geração do Model 3 e do Model Y, dois campeões de venda da Tesla. Ambos serão produzidos em uma nova plataforma e a intenção de Musk é reduzir custos por meio de uma nova tecnologia de baterias, menores e mais eficientes.

Continua após a publicidade

Além disso, o Plano Diretor 3 prevê, dentro do investimento de US$ 10 trilhões para a civilização de energia sustentável, ações em diferentes meios, tais como:

  • Adição de energia renovável à rede existente;
  • Instalação de bombas de calor em residências e edifícios;
  • Uso de fornecimento de calor de alta temperatura e hidrogênio para aplicações industriais;
  • Construção de aviões e barcos com combustível sustentável.