Publicidade

Tesla é forçada a fazer recall de quase 400 mil carros nos EUA

Por| Editado por Jones Oliveira | 24 de Fevereiro de 2023 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/Tesla
Divulgação/Tesla
Tudo sobre Tesla

A Tesla foi obrigada a convocar um recall de 362 mil veículos nos Estados Unidos. Após análise do NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário, na sigla em inglês), foram detectadas falhas iminentes no sistema Full Self-Driving, que dá aos carros elétricos da montadora capacidades de direção semiautônomas.

Muito embora a própria Tesla avise que seus carros não são autônomos e que o motorista precisa estar sempre atento ao volante mesmo com o recurso ligado, seus proprietários parecem não dar muita bola para isso, já que não é difícil achar pessoas dormindo ou jogando no banco do motorista enquanto viajam tranquilamente.

Assim como acontece no Super Cruise, da General Motors, o Full Self-Driving consegue simular a direção humana, acelerando, frenando, esterçando e até mesmo mudando de faixa com muita precisão. Mas, segundo o relatório do governo dos EUA, mudanças repentinas de comportamento do sistema podem acontecer, causando acidentes, ou até mesmo comandos podem não ser obedecidos, como o reconhecimento de limites de velocidade — algo que está no pacote.

Continua após a publicidade

Segundo a Tesla, esse pacote custa US$ 199 ao mês ou US$ 15 mil ao ano. Os 362.758 veículos chamados para esse recall receberão uma atualização para tentar suprir essas falhas, muito embora todo o sistema semiautônomo dos Tesla ainda esteja em fase beta.

Todos os carros da Tesla, ou seja, Model 3, Y, X e S, são aptos a receberem o pacote de direção semiautônoma. O recall deve durar até meados de abril de 2023.