Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tesla atualiza sistema operacional de seus carros e agora tem até jogos do Atari

Por| 08 de Outubro de 2018 às 10h04

Link copiado!

Tesla atualiza sistema operacional de seus carros e agora tem até jogos do Atari
Tesla atualiza sistema operacional de seus carros e agora tem até jogos do Atari
Tudo sobre Tesla

A Tesla anunciou no final de semana que a atualização do sistema operacional para seus carros está disponível: donos do Model 3, Model S, Model X e Tesla Roadster precisam apenas conectar-se a um hotspot Wi-Fi para baixar a nova versão, que inclui melhorias de precisão na navegação, uma nova função de câmera de painel (dashcam) e, estranhamente, jogos do Atari para serem curtidos com o carro estacionado. A empresa fez o anúncio pelo seu perfil oficial no Twitter.

Uma das funções mais importantes da atualização, porém, refere-se à “redução do limite disponível de aceleração” quando o carro estiver em baixa velocidade: trocando em miúdos, isso significa que o veículo em velocidade média-baixa, ao ver um obstáculo em seu caminho, pode evitar acidentes oriundos de quando o motorista pisa “no susto” nos pedais.

O modo “Navigate”, que a Tesla usa para referir-se ao seu piloto automático (com supervisão de um motorista, vale lembrar), também recebeu mudanças: para começar, o display atrás do volante agora reconhece e reproduz todos os tipos de veículos (antes, tudo era exibido como “carro”, mesmo sendo um ônibus ou uma bicicleta). As oito câmeras do veículo agora estão ativas a todo instante a fim de “trazer uma percepção em 360º da via”.

Na navegação em si, o sistema melhorou o reconhecimento da transição de relevo das vias (quando sai de uma reta e inicia uma subida e vice-versa), sugere mudanças de faixa (e executar mudanças em autoestradas) e até tomar saídas graças a um algoritmo analítico que oferece a melhor opção de caminho e o executa, em seu modo “driverless”. Entretanto, essas funções são aprimoramentos em bases já existentes e novas funcionalidades do modo de pilotagem automática não chegaram neste update.

Continua após a publicidade

Easter eggs automotivos

A prática de adicionar recursos menores, de entretenimento, é velha conhecida para quem tem — ou, no nosso caso, para quem acompanha — os carros da Tesla. Já houveram inserções de Páscoa e Natal, e Elon Musk já sinalizou querer uma função que faz o carro cantar ao motorista a versão de “Feliz Aniversário” eternizada pela atriz Marilyn Monroe.

Os jogos do Atari são os easter eggs do momento: Musk brincou, quando tuitou sobre a nova atualização em agosto, que gostaria de incluir clássicos como Pole Position, Missile Command e Tempest, mas a Tesla não confirmou quais jogos estão na nova versão, nem como encontrá-los. A ideia é que o motorista os jogue com o carro estacionado (pense em todas aquelas vezes em que você teve que aguardar, dentro do carro, por alguém no supermercado), com os controles combinando o uso da tela touchscreen e o volante.