/i347906.jpeg)
Startup suíça cria bateria com autonomia de 1000km para carros elétricos
Os carros elétricos, por si só, já são produtos revolucionários e que, certamente, em um futuro dividirão o mercado com os carros à combustão (assim esperamos). Uma das maiores preocupações quando se fala nesse tipo de veículo é sua autonomia. Com isso em vista, uma startup suíça chamada Innolith AG promete dar uma alternativa e tanto para a indústria. Eles estão projetando um novo tipo de bateria que promete autonomia de 1.000 quilômetros. Para se ter uma ideia, a média atual entre os modelos com maior range está na faixa dos 350km, mesmo a Ford prometendo 600km para seu vindouro SUV inspirado no esportivo Mustang.
O segredo da nova bateria estaria no uso de materiais de reação de conversão, diferente da técnica usada atualmente, que utiliza componentes intercalados. Os estudos feitos pela Innolith já alcançaram a marca de 1.000 Wh/kg. Ou seja, uma bateria de 1 kg teria 1 kWh de densidade.
Graças à essa tecnologia, a Innolith estima que um carro médio atual, utilizando um pacote de baterias com o peso vigente, conseguiria atingir facilmente 200 kWh. Estimando um consumo de 15 kWh a cada 100 km, o alcance com 100% da carga seria de ótimos 1.300 km, praticamente a autonomia dos carros diesel na Europa.

Os componentes químicos dessa nova bateria são inorgânicos e não prejudicariam o meio ambiente, já que materiais como o cobalto, alvo de críticas de ambientalistas, não seriam utilizados, o que também reduziria o custo. Para carregar este dispositivo, bastariam os carregadores atuais, mas a velocidade seria proporcional ao alcance. Ou seja, quanto maior, mais tempo demorará.
Em termos de prazos, como sempre, novos desenvolvimentos precisam de um processo de validação e certificação. A Innolith AG indicou que eles precisarão entre três e cinco anos para ter a tecnologia pronta para ser usada comercialmente. Os testes, no entanto, já começam este ano nos laboratórios da startup, que ficam na Alemanha.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.