Publicidade

Samsung é autorizada a testar carros autônomos nos Estados Unidos

Por| 01 de Setembro de 2017 às 10h34

Link copiado!

Samsung é autorizada a testar carros autônomos nos Estados Unidos
Samsung é autorizada a testar carros autônomos nos Estados Unidos
Tudo sobre Samsung

A Samsung anunciou a obtenção de uma licença para operar carros autônomos nas ruas do estado norte-americano da Califórnia. A autorização é a primeira obtida pela companhia para realizar esse trabalho nos Estados Unidos, com experimentos que ainda não têm data para começar nem teor revelado, uma vez que a fabricante não falou mais sobre o assunto.

A própria atuação da Samsung no segmento dos veículos que se dirigem sozinhos é cercada de mistérios. A companhia já obteve duas autorizações semelhantes em seu país natal, a Coreia do Sul: uma para realizar experimentos em um parque fechado, em uma antiga pista de corrida; e outra para fazer o mesmo nas ruas da capital, Seul. Por outro lado, a empresa já deixou claro, mais de uma vez, que não pretende entrar no ramo da fabricação de veículos.

No comunicado oficial sobre o aval dado pelo governo da Califórnia, a companhia disse apenas estar em busca de um futuro mais “seguro e inteligente” para o mercado de transportes. O estado se tornou uma das mecas do desenvolvimento de carros autônomos não apenas pela presença do Vale do Silício, mas também por uma permissividade maior das autoridades voltada, justamente, para o desenvolvimento desse tipo de solução.

As especulações apontam que os trabalhos da Samsung estão relacionados não ao desenvolvimento de tecnologias de carros autônomos em si, mas à integração de dispositivos móveis a esse ecossistema. O que significaria, então, que ela trabalha em parceria com algum nome que esteja desenvolvendo os sistemas de direção, cuja identidade não foi revelada.

Continua após a publicidade

Uma indicação disso é a presença dos sistemas da Harman International em seu portfólio – a empresa de áudio e tecnologia automotiva foi adquirida pela marca coreana por US$ 8 bilhões há alguns meses. Além disso, não é preciso lembrar a ostensiva presença da Samsung no mundo mobile, sendo a marca líder desse segmento, o que a torna, claro, altamente interessada na interface entre sistemas de entretenimento, direção autônoma e seus celulares.

Além da Samsung, Apple e Waymo, uma subsidiária da Google, também possuem licenças do governo da Califórnia para operarem carros autônomos em vias públicas do estado. Os testes de ambas estão em andamento, assim como os experimentos que estão sendo realizados por outras empresas como Uber e Lyft.

Fonte: Reuters