Samsung e Apple se unem a montadoras para criar chave digital para carros

Por Wagner Wakka | 21 de Junho de 2018 às 16h42
Rafael Romer/Canaltech
Tudo sobre

Samsung

Montadoras internacionais se uniram à Apple e Samsung para a criação de um padrão de chave digital que abra portas de veículos apenas com smartphones. O Car Connectivity Consortium (CCC) anunciou nesta semana a primeira solução para que motoristas possam baixar chaves digitalmente de forma segura para seus veículos.

A proposta é não somente permitir que o usuário possa abrir ou fechar o automóvel por meio da chave digital, mas ainda ligar o veículo e poder compartilhar de forma segura o acesso do carro a terceiros — no caso de um carro compartilhado em família, por exemplo.

A chave deve funcionar por um padrão criado já de fábrica para os automóveis e deve usar um sistema de comunicação por campo de proximidade, ou NFC, como é comumente conhecido. Assim, quando o usuário aproxima o smartphone do veículo, ele já reconhece a chave e executa a função desejada.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Contudo, a tecnologia só se mostra realmente segura para o segundo padrão já em desenvolvimento. É aqui que entra a parceria entre Apple, Samsung, LG e outras fabricantes de smartphones com gigantes automobilísticas como BMW, General Motors, Hyundai e Volkswagen.

O CCC hoje conta com mais de 70 membros de ambas indústrias, o que representa 70% do mercado automobilístico e 60% do de smartphones. O principal desafio é conseguir fazer o sistema ser simples o suficiente para que substitua a chave física, mas seguro o bastante para evitar ataques remotos como invasão por hackers.

A proposta é de que este segundo padrão mais amplo e voltado a carros de nível intermediário e populares seja lançado oficialmente no primeiro trimestre do ano que vem.

Fonte: CCC

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.