Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Relatório aponta que carros elétricos estão aumentando o desemprego na Europa

Por| 04 de Setembro de 2018 às 23h05

Link copiado!

Relatório aponta que carros elétricos estão aumentando o desemprego na Europa
Relatório aponta que carros elétricos estão aumentando o desemprego na Europa

Um relatório publicado nesta terça-feira (4) por fabricantes de automóveis da Europa aponta um dado preocupante: o rápido desenvolvimento de veículos elétricos está causando desemprego no setor automobilístico.

As fabricantes acusam a Comissão Europeia de subestimar o impacto nos empregos no setor ao criar o plano que impunha limites sobre as emissões de CO2. A Comissão reconhece que as fábricas que desenvolvem veículos com motor elétrico necessitam de menos mão-de-obra do que as que desenvolvem veículos com motor à base de combustíveis fósseis, e a ACEA (Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis) a acusa de estar forçando uma mudança muita rápida para o modelo de veículos elétricos, o que está afetando muito os empregos do setor.

Segundo Erik Jonnaert, secretário-geral da ACEA, o correto seria mudar a cadeia de montadoras europeias em um ritmo sustentável para que os empregos do setor não sejam tão afetados. O relatório ainda mostra que essa mudança brusca afeta não só as montadoras, mas toda a cadeia de desenvolvimento, principalmente as fornecedoras de partes e componentes automotivos.

A Associação é um dos principais oponentes do programa “Mobilidade Limpa”, que pretende reduzir as emissões de carbono em cerca de 30% em todos os países da União Europeia. O programa, proposto em novembro de 2017, ainda está em discussão no Parlamento Europeu e no Conselho da UE, que ainda discutem a posição de cada país do bloco sobre essas propostas.

Continua após a publicidade

Fonte: Icis