Publicidade

Por que tem carros aparecendo “grávidos” na China?

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/X, Inconvenient Truths by Jennifer Zeng
Reprodução/X, Inconvenient Truths by Jennifer Zeng

Se você tem conta em alguma rede social, seja no X (antigo Twitter), Reddit, Instagram, TikTok ou até mesmo no quase obsoleto Facebook, certamente já se deparou com um ou mais vídeos mostrando que, na China, alguns carros estão aparecendo “grávidos”.

O fenômeno, segundo os posts, é causado pelas altas temperaturas, que geram bolhas enormes nos capôs dos carros que tenham sido previamente envelopados com adesivos feitos de vinil.

A prática é bastante utilizada por quem quer trocar a cor original do carro gastando pouco, já que a aplicação da camada de vinil com a técnica do envelopamento permite essa alteração sem ter que pintar toda a carroceria.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mas e no caso dos carros “grávidos” vistos nas ruas da China, o que aconteceu? Será que as altas temperaturas estariam mesmo causando o fenômeno que viralizou nas redes sociais ou há uma outra explicação? É isso o que o Canaltech vai revelar.

Calor excessivo não “engravida” carros

A explicação para estarem aparecendo carros “grávidos” na China, porém, nada tem a ver com o calor excessivo. A resposta, na verdade, está ligada pura e simplesmente à matemática, como esclareceram os amigos do site The Autopian.

Utilizando fórmulas e a ajuda de um especialista no assunto, eles provaram que, mesmo se a aplicação do envelopamento tivesse sido feita a uma temperatura ambiente de 20ºC e, dias depois, a cobertura de vinil fosse exposta ao dobro do calor (40ºC), a expansão do material seria de, no máximo, 7%, ou seja, insuficiente para causar um efeito tão impressionante.

Os carros flagrados com enormes bolhas, porém, realmente existem, mas a “gravidez”, na verdade, foi causada por um outro fator. O fenômeno é causado quando alguém injeta ar comprimido em um canto do capô, técnica que é utilizada justamente para remover envelopamentos que estejam em mau estado, velhos ou com bolhas. Mistério resolvido, não é mesmo?