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Por que os carros são quase sempre branco, prata ou preto no Brasil?

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Fevereiro de 2023 às 15h00

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Blass/Envato/CC
Blass/Envato/CC

Não precisa nem prestar muita atenção ao sair pelas ruas, dirigindo ou não, para perceber que a imensa maioria dos carros que rodam no Brasil são majoritariamente de três cores: branca, preta ou prata. E por que será que isso acontece? Será que é só questão de gosto do consumidor?

Segundo o relatório mais recente da PPG, empresa que trabalha no mercado global de tintas automotivas há 135 anos — e que atua há quase cinco décadas no Brasil —, o carro é quase sempre branco, prata ou preto não apenas no Brasil, mas em toda a região que engloba a América do Sul.

A PPG divulgou um levantamento apontando que cerca de 40% de todos os carros produzidos são brancos, 17% prateados e 14% pretos. O percentual de carros na cor prata pode ser ainda mais alto se somarmos o número dos fabricados em tons de cinza (16%) ao bolo, totalizando 33%.

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Por que há mais carros brancos, prateados ou pretos?

Na verdade, o gosto pelos tons mais “sóbrios” pode até ter uma pequena parcela para explicar esse fenômeno, mas a “invasão” de carros brancos, prateados ou pretos no país tem outros motivos, que vão muito além da simples preferência por uma ou outra cor.

Confira a seguir quais são as principais razões que explicam essa quase “obsessão” por cores mais simples no Brasil. As três primeiras, aliás, estão interligadas, pois, no fim das contas, uma acaba justificando a existência da outra.

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Preço de produção/venda

De acordo com Luis Strambi Farina, colorista da PPG, o primeiro ponto que leva o consumidor brasileiro a optar preferencialmente por um carro branco, preto ou prata é o preço.

Como fazem parte de uma paleta de cores denominadas sólidas, branco, preto ou prata acabam gerando um custo menor de produção para as montadoras de carros e, consequentemente, chegando mais baratos aos consumidores.

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Facilidade de revenda

A preferência popular pelo carro na cor branca, preta ou cinza também é explicada pela facilidade de revenda que esses tons encontram. É muito raro encontrar alguém que não goste de um desses tons em carros, mas não é fácil convencer qualquer pessoa a comprar modelos em cores como laranja, amarelo ou verde-limão, por exemplo — a menos que sejam superesportivos ou picapes enormes.

Oferta maior

Um carro que é mais barato e tem facilidade de revenda também tem uma oferta maior no mercado. E esse terceiro ponto que justifica a preferência do consumidor brasileiro pelo branco, prata ou preto se interliga em um looping infinito com as duas primeiras razões de nossa lista.

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Discrição

Um carro branco, preto ou prata, por mais belo que seja o design, também é discreto. E esse é mais um fator que justifica a escolha preferencial de muitos consumidores por esta configuração.

Não é à toa que os executivos dificilmente optam por carros vermelhos, azuis ou de outras cores fora do trio sólido que citamos. Afinal, para quem quer passar sem chamar a atenção, nada melhor do que um carro que se misture em meio à multidão.

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E as outras cores?

Apesar de serem a esmagadora maioria na preferência dos brasileiros, carros nas cores preta, prata e branca não andam sozinhos pelas ruas e avenidas do país. E isso também tem explicação.

Os tons vermelho, verde e azul vêm logo na sequência na preferência dos consumidores de toda a região da América do Sul, incluindo o Brasil. Carros azuis são procurados por 8% dos consumidores, enquanto os vermelhos agradam a um percentual de 7%, e os verdes, que remetem a uma visão esportiva e revigorante, segundo a PPG, também se mantêm forte na preferência, com quase 3%.

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E você, canaltecher? Qual sua cor de carro preferida? Branco, preto, prata ou uma mais ousada, como laranja metálico? Comente conosco a sua favorita nas redes sociais.