Polícia indiana utiliza drones com pimenta em pó para deter multidões

Por Redação | 08.04.2015 às 08:26

A Índia quer aproveitar os drones para dar força extra à polícia do país e ajudá-la a ser mais incisiva contra os criminosos. De acordo com um jornal local, oficiais da cidade de Lucknow compraram robôs capazes de disparar pimenta em pó para conter multidões.

"Pode ser usado para banhar uma multidão incontrolável com pimenta em pó no caso de problemas. Os resultados foram excelentes. Nós fomos capazes de entender como manipulá-los para mirar com precisão, inclusive em zonas com vento e congestionadas", confirmou o superintendente de polícia Yashasvi Yadav. Os cinco drones custaram 600.000 rúpias (cerca de R$ 30 mil) a unidade e serão colocados em ação a partir do final de abril.

Os veículos não tripulados são equipados com câmeras de alta definição e podem transportar até dois quilos de pimenta em um raio de um quilômetro cada. A polícia de Lucknow já havia utilizado drones para missões de vigilância, especialmente durante encontros religiosos.

Apesar da empolgação dos oficiais, grande parcela da população resiste ao uso da pimenta por parte dos drones, já que, pelo fato de ser em pó, boa parte da substância pode afetar cidadãos que não fazem parte do alvo da polícia. "Pimenta não é fatal, mas muito eficaz para controlar a multidão. Nós podemos pulverizá-la de alturas diferentes para obter o máximo de resultados", assegura Yadav.

Embora a adoção das aeronaves para este fim pareça bizarra, essa não é a primeira vez que forças policiais e de segurança as adotam para conter multidões. Em 2014, a empresa sul-africana Desert Wolf passou a vender veículos não tripulados antimotim capazes de disparar esferas de paintball para marcar indivíduos, assim como atirar bolas de spray de pimenta e de plástico. Os robôs também incluem alto-falantes e luzes estroboscópicas para cegar manifestantes indisciplinados.

Até o momento, não há relatos do uso de drones com esses mesmos fins em departamentos de polícia dos Estados Unidos. Os cidadãos americanos, por sua vez, parecem estar confortáveis com o uso de robôs para vigilância: de acordo com um relatório da Reuters, mais de 68% dos entrevistados disseram estar à vontade com drones policiais resolvendo crimes e 62% disseram que a polícia deveria usar os veículos para deter os criminosos.

Via Yahoo! e AFP

Fonte: https://www.yahoo.com/tech/police-in-india-are-arming-drones-with-pepper-115764497764.html?src=rss