Publicidade

Peugeot revela carro elétrico que carrega por indução e tem autonomia de 800km

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Janeiro de 2023 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

Os carros atuais da Peugeot são muito lindos e cheios de personalidade, mas também são carregados de tecnologia e toques futuristas, levando para a realidade tudo aquilo que vimos nas pranchetas e conceitos em anos passados. E já pensando em renovar toda a sua linha, a montadora francesa apresentou seu mais novo conceito-base, que deve determinar os caminhos para seus vindouros modelos nos próximos anos: o Peugeot Inception Concept.

Pensado para ser um carro elétrico, esse conceito foi desenvolvido sobre a plataforma BEV-by-design, uma das quatro que a Peugeot e o grupo Stellantis possuem para esse tipo de veículo. E, por mais que seja apenas um projeto, há muito do que poderemos ver no futuro nesse protótipo.

A começar pelas novas baterias e conjunto de motorização elétrica. Segundo a Stellantis, carros dessa plataforma podem ter até dois motores elétricos, que somados entregam 680cv e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos. A autonomia, por sua vez, é de 800km, a maior dentro do grupo, com a bateria podendo ser carregada sem fio.

Continua após a publicidade

No interior, a Peugeot usou e abusou de vidro e superfícies sensíveis ao toque, mas talvez, por aqui, esteja a maior "viagem" da empresa. Os carros de lançamento devem, sim, seguir um pouco do que está presente no conceito, mas quando o time de engenharia e segurança entrar em cena, veremos um carro mais "real".

De todo modo, com o Inception Concept, a Peugeot pretende remodelar completamente sua linha de carros, tornando-a 100% elétrica.

Continua após a publicidade

Nova geração do i-Cockpit 3D vem aí

Uma das coisas mais legais que vimos nos carros da Peugeot avaliados aqui no Canaltech foi o i-Cockpit 3D, o cluster digital e com tecnologia 3D que a empresa desenvolveu e empregou em modelos como o Peugeot 208 e e-2008 GT, por exemplo.

Dessa vez, a Peugeot abandonou o estilo mais reto e implementou uma espécie de tela curva no painel central, que está posicionado mais no meio do carro, aumentando o raio de ação do motorista e do próprio aparelho. Pelo que se vê na renderização, as informações ficarão circulando na frente do condutor.

Continua após a publicidade

E por falar em informações, a Peugeot também pensou nos pedestres e revelou que o conceito tem em sua porta uma pequena tela que leva às pessoas que estão fora do carro alguns dados relevantes. Chamada de "Tech Bar", ela pode emitir uma mensagem de boas-vindas ou até mesmo dizer o nível de autonomia do bólido, algo parecido com o que a Sony e a Honda mostraram com o Afeela, durante a CES 2023.

Sem volante?

Outras das inovações do Peugeot Inception Concept são realmente impressionantes e podem nos indicar um pouco do que será o futuro do mercado automotivo. Uma delas é o conceito Steer-By-Wire, que elimina a coluna de direção e transforma o volante em uma peça intuitiva, que responderá a estímulos elétricos, chamados pela empresa de Hypersquare.

Continua após a publicidade

O Hypersquare com comandos elétricos digitais é composto por uma tela que possui nos quatro cantos alvéolos circulares que executam diversas funções:

  • Preensão totalmente natural e universal do comando de direção;
  • Conforto de condução na ponta dos dedos;
  • Ativação dos comandos do veículo com um simples impulso do polegar.

Segundo a Peugeot, a ideia é de que o gestual se assemelhe àquele que empregamos no dia a dia com os smartphones. O aspecto intuitivo induz um alto nível de segurança.

Peugeot Incepcion Concept: Quando veremos nas ruas?

Continua após a publicidade

Segundo a Peugeot, os carros baseados no conceito Peugeot Inception Concept começarão a aparecer em sua linha em 2025, primordialmente entre os modelos compactos.