Patente da Ford permite transformar carro sem motorista em sala de estar

Por Redação | 21 de Agosto de 2015 às 08h15

Parece que a Ford quer levar essa onda de carros que dispensam motoristas para outro nível: a empresa registrou patente de um "veículo autônomo com assentos reconfiguráveis". Em outras palavras, a novidade permite que os bancos dianteiros mudem de posição, transformando a cabine em um ambiente propício para socializar com os passageiros do banco de trás de forma mais confortável.

A ideia pode parecer simples, mas ainda assim é atraente. Alguns veículos maiores, como vans e SUVs, já possuem assentos capazes de mudar de posição para criar uma área onde os passageiros fiquem de frente uns para os outros, no entanto, o motorista e o passageiro do banco da frente sempre ficam de fora da "festa". Os motivos são bem óbvios, uma vez que o motorista precisa se concentrar na estrada e dirigir. Porém, com o advento dos carros autônomos, eles também ficarão livres para fazer outras coisas enquanto o carro dirige sozinho.

Patente Ford

A ideia parece perfeita para reuniões de negócios ou momentos em família numa viagem longa. Quando o carro estiver em modo autônomo, o volante se retrai no painel para oferecer mais espaço enquanto os bancos da frente giram 180 graus. Em outro layout, os bancos da frente podem se transformar em apoio para os pés dos passageiros sentados nos bancos traseiros.

No entanto, tudo isso depende das reais condições de autocondução do carro e da confiança dos motoristas em virar de costas para a estrada e deixar que a máquina faça seu trabalho. Mas a Ford não tem pressa em lançar algo desse tipo tão cedo. Um representante da montadora disse que isso é apenas o que é: uma patente. Ou seja, ela pode ou não se tornar real.

Via Business Insider

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!