Ônibus autônomo da Mercedes faz test drive nas ruas da Holanda

Por Redação | 18 de Julho de 2016 às 22h50

A tecnologia autônoma tem ganhado cada vez mais espaço nas ruas, e a Mercedes-Benz também está apostando na inovação. O sistema, batizado como CityPilot, controla o ônibus sem intervenção humana. Dessa forma, o motorista fica responsável apenas por tarefas secundárias e por monitorar o veículo.

Para testar as habilidades, o Future Bus percorreu 20 quilômetros em um test drive pelas ruas e estradas próximas de Amsterdã, com uma velocidade média de 70 km/h. Todo o percurso foi bem sucedido, e o veículo mostrou sua capacidade de transitar em curvas, cruzamentos e em áreas de pedestres de forma eficiente.

A plataforma com piloto automático foi adaptada para lidar com as necessidades específicas dos ônibus em grandes cidades. Equipado com GPS, radares e uma dúzia de câmeras embutidas, o ônibus pode reconhecer sinais de trânsito, pedestres, pontos de parada e outros obstáculos.

Embora os regulamentos ainda exijam a presença de um condutor humano ao volante em caso de uma emergência, os sistemas inteligentes aparentemente garantem viagens seguras. Ao contrário de outros veículos autônomos, o ônibus está realmente conectado à rede da cidade para que ele possa se comunicar diretamente com semáforos e outras infraestruturas.

Ônibus Mercedes

Ainda não se sabe a Mercedes planeja produzir o ônibus em larga escala para a implantação no transporte público, mas a conquista mostra que provavelmente em um futuro não tão distante as cidades inteligentes finalmente poderão se tornar realidade.

Fonte: Engadget

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.