NVIDIA anuncia simulação fotorrealista de carros autônomos

TUDO SOBRE

Nvidia

Durante a GTC 2018, que acontece na última semana de março em San Jose, nos Estados Unidos, a NVIDIA mostrou ao mundo seu novo serviço de simulação fotorrealista focado em carros autônomos. Com nome de DRIVE Constellation, o objetivo é de inserir dados sobre como um carro deve agir em ambientes reais, muito antes de um teste prático na rua.

DRIVE Constellation permite testar todos os carros autônomos em ambiente virtual (foto: André Fogaça/Canaltech)

O DRIVE Constellation roda em nuvem, o que permite que o carro que participa da simulação não esteja ligado em um computador na mesma sala, do tamanho de um armário. Ele é baseado em dois servidores diferentes, com programas diferentes. O primeiro é chamado de DRIVE Sim, que faz parte da simulação de todos os sensores de um carro autônomo, como câmeras (são muitas, mais de seis), radares, sensores de presença, de distância e outros. O segundo servidor trabalha com a coleta destes dados e é capaz de simular a reação do veículo. Exatamente como se estivesse na rua.

“Colocar um carro autônomo nas ruas depende da solução de bilhões de milhas rodadas em testes, para dar a segurança e confiabilidade que os consumidores precisam”, comenta Rob Csongor, vice presidente e gerente geral da parte automotiva da NVIDIA. “Com o DRIVE Constellation, nós conseguimos combinar nossa experiência em computação visual e datacenters. Com a simulação virtual, conseguimos estas bilhões de milhas rodadas em diversos cenários possíveis, em uma fração do custo que teria todo este teste em rodovias de verdade”, completa o executivo.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Simulação fotorrealista pode ser a chave para segurança de carros autônomos (imagem: divulgação)

Além de poder envolver o carro em todo tipo de cenário, como congestionamento, motorista bêbado no carro da frente, chuva, neve ou até mesmo qualquer acidente com qualquer veículo nos arredores, a simulação é fotorrealista para que quando o carro passar por todos estes testes, o conhecimento acumulado no machine learning possa ser comparado com a rua de verdade. Garantindo segurança maior para motorista, passageiros e todos ao redor do carro, mesmo que do lado de fora.

O DRIVE Constellation será lançado para parceiros da NVIDIA a partir do terceiro trimestre deste ano. Não há informações sobre o custo do acesso ao Constellation.

O jornalista viajou para San Jose, nos Estados Unidos, a convite da NVIDIA.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.