Novo carro da Lexus brilha conforme os batimentos cardíacos do motorista

Por Redação | 23.07.2015 às 09:37
photo_camera Lexus

A fabricante de carros de luxo Lexus desenvolveu um novo modelo cuja pintura utiliza uma tinta especial que é ativada com a pulsação de quem está atrás do volante. Batizado de RC-F, o veículo vem sendo chamado de "A Car With a Heartbeat", ou "Um Carro com Batimento Cardíaco", e utiliza sensores para captar os dados cardíacos do motorista. À medida que sua pulsação acelera ou reduz, o ritmo da pintura do carro se acende.

A Lexus visualiza o projeto como sendo um passo rumo à criação de carros capazes de reconhecer a emoção dos motoristas, o que pode prevenir acidentes, inclusive. Por exemplo, com essa tecnologia é possível que o carro identifique um princípio de ataque cardíaco ao volante. Outra utilidade seria evitar a direção irresponsável, em que há aquele pico de adrenalina por estar dirigindo a uma velocidade muito alta.

Lexus RC-F Heartbeat

Visual digno de "Tron" (Reprodução: Lexus)

Ben Cooper, diretor de inovação da Tricky Jigsaw, empresa parceira no desenvolvimento do veículo contou à Wired que o projeto foi construído em apenas seis meses e diz que "um carro que entenda os dados biométricos do motorista fornece um mundo de possibilidades". "Acreditamos que os dados possam mostrar uma visão diferente de quem realmente está dirigindo", completa.

O vídeo abaixo revela mais sobre o novo carro conceito da Lexus:

Fonte: Wired via The Verge