Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nissan abre fábrica para lidar com o descarte de baterias de carros elétricos

Por| 26 de Março de 2018 às 18h21

Link copiado!

Nissan abre fábrica para lidar com o descarte de baterias de carros elétricos
Nissan abre fábrica para lidar com o descarte de baterias de carros elétricos

Enquanto a demanda por carros elétricos cresce, há a problemática quanto ao que fazer com o descarte de suas baterias de íons de lítio, extremamente prejudiciais ao meio ambiente se não descartadas de forma adequada. Com intuito de tomar as devidas precauções, a Nissan anunciou à imprensa que inaugurará a primeira fábrica do Japão especializada em reciclagem de baterias de carros elétricos, na cidade de Namie. A fábrica será operada pela joint venture entre a marca e a Sumitomo Corporation, a 4R Energy Corporation.

Segundo a publicação oficial da Nissan, em algum momento, os compradores das primeiras gerações de carros elétricos vão desejar trocar suas aquisições por versões mais modernas, e isso pode criar um impacto ambiental extremamente negativo se não houver o cuidado necessário para lidar com as baterias rejeitadas. Como espera-se que a demanda por esse tipo de produto cresca dentro dos próximos anos, dada a aposta do mercado nos carros elétricos, a Nissan agiu em precaução e já se prepara para ser parte da solução. "Espera-se que a reciclagem e a refabricação dessas baterias tenham um impacto substancial no segmento, afetando a demanda por novos materiais, o meio ambiente e a sociedade como um todo", disse a empresa em comunicado para a imprensa.

A 4R é um empreendimento conjunto que nasceu da aliança entre a Nissan e a Sumitomo em 2010. O intuito desde lá era pesquisar métodos de reciclagem e reutilização das baterias, sendo que a empresa desenvolveu um sistema de diagnóstico do desempenho de baterias usadas e agora se prepara para aplicar o que aprendeu durante os oito anos de pesquisa nas baterias coletadas por todo o país.

Mas a atuação da 4R não vai se limitar à Terra do Sol Nascente: "A fábrica servirá como centro global para o desenvolvimento e fabricação da 4R. As baterias recicladas e refabricadas serão usadas para oferecer a primeira bateria substituível trocável do mundo para veículos elétricos, e também serão usadas em sistemas de armazenamento em larga escala e empilhadeiras elétricas. A unidade é a primeira fábrica nova da cidade de Namie desde que a cidade foi devastada pelo terremoto e tsunami do Japão em março de 2011, e deve ajudar a revitalizar a economia local", explica a nota emitida pela Nissan.

Continua após a publicidade

Fonte: Nissan