NASA vai testar seu sistema de controle de tráfego de drones

Por Redação | 14 de Outubro de 2016 às 14h04

A NASA convidou a imprensa para assistir ao primeiro teste do seu sistema de gestão de tráfego de aeronaves não tripuladas (UTM, da sigla em inglês). O evento acontecerá na próxima quarta-feira (19) no aeroporto Reno-Stead, Nevada (EUA).

Durante o acontecimento, cinco drones vão voar para além da linha de visão dos seus operadores, a fim de testar o planejamento, monitoramento e notificação do sistema. Os pilotos irão utilizar a plataforma de pesquisa UTM para receber informações sobre a localização de todos os drones e proximidade com operações circundantes. O UTM irá informar os utilizadores do espaço aéreo sobre potenciais perigos e operações conflitantes que podem afetar seus planos de voo.

No seu site oficial, a NASA diz que "antes de múltiplos drones poderem voar numa mesma área, longe do alcance da visão dos pilotos, é preciso implementar medidas para gerir o tráfego de forma segura".

Este é considerado um passo crítico no desenvolvimento da tecnologia e de procedimentos para a gestão segura do tráfego aéreo de drones. A partir deste teste, a NASA, em parceria com a Administração Federal de Aviação (FAA), vai recolher dados críticos para refinar sua pesquisa sobre o sistema de controle de tráfego.

Controle tráfego drones

Engenheiros revisam rotas de voo utilizando a plataforma de gestão de tráfego de drones da NASA (Foto: NASA / Dominic Hart)

Fonte: NASA

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.