NASA inicia testes com protótipo de avião elétrico capaz de decolar na vertical

Por Redação | 07.05.2015 às 09:25

A NASA está a cada vez mais investindo em aviões e, dessa vez, a agência espacial está testando um projeto de aeronave elétrica que conta com 10 motores. O protótipo Grease Lightning, ou GL-10, é um avião do tipo VTOL (Vertical Takeoff and Landing), que faz aterrissagens e pousos verticais.

A aeronave ganhou esse nome em referência ao óleo vegetal que é usado nos motores movidos a biodiesel do protótipo original, sendo duas peças de 8 cavalos cada, que são responsáveis por gerar a eletricidade para a locomoção da aeronave.

Avião 10 motores Nasa

A criação da NASA, no entanto, é uma versão menor e, em vez de diesel-elétrico, funciona com bateria. Enquanto o protótipo original tem 6,1 metros de envergadura, a versão mais nova tem a metade deste tamanho e pesa apenas 28,1 kg. A fuselagem foi toda construída por impressão 3D.

A intenção do projeto é criar um veículo aéreo não-tripulado que consiga decolar como um helicóptero, mas com a eficiência de um avião. Durante a decolagem e o pouso, as asas e a cauda apontam para cima, fazendo com que as 10 hélices façam o GL-10 parecer com um helicóptero.

Enquanto está no ar, a aeronave volta para a posição horizontal, como um avião comum. A única diferença está na eficiência das hélices traseiras, que aumentam a manobrabilidade do GL-10.

Fonte: Inovação Tecnológica, Daily Mail